Após criar tirinhas para jornais, Mauricio de Sousa iniciou uma nova etapa na carreira e conquistou sua primeira revista em quadrinhos em março de 1960. Assim, Bidu nº1 estreava nas bancas. Lançado antes mesmo da criação da Turma da Mônica, esse gibi completa 65 anos em 2025.

Inspirado no seu cachorro de infância, Bidu foi um dos primeiros personagens criado pelo desenhista ainda nos anos 50. Bidu junto com Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto, Roy Rogers, Trigger, Seu Carlos e Dona Elza (pai e mãe de Franjinha) fizeram parte da primeira de muitas histórias em quadrinhos que vieram depois, atravessando e marcando gerações com a Turma da Mônica.
Leia também: Turma da Mônica homenageia mulheres de diversas áreas do conhecimento
Essa história, intitulada “O Cachorro Falante”, apresenta um mágico que tenta hipnotizar Bidu, mas leva uma pedrada na cabeça dada por Franjinha. Isso faz com que eles troquem de personalidade, tornando Bidu um cachorro falante. Em 1970, na primeira edição da revista da Mônica, um remake foi publicado.

O Filme
Para celebrar esse marco, será lançado um longa-metragem em homenagem à vida do cartunista. “Mauricio de Sousa: O Filme” chegará aos cinemas em outubro, mês em que ele completa 90 anos. O filme apresenta sua trajetória, desde a infância até o lançamento da primeira revistinha da Mônica, destacando o processo criativo, as inspirações e os desafios da carreira.

Protagonizado por Mauro Sousa, filho de Mauricio, o longa também conta no elenco com nomes como Thati Lopes, Elizabeth Savalla, Natalia Lage, Othon Bastos, entre outros. Dirigido por Pedro Vasconcelos e Rafael Salgado, a produção é de Focus Films e Boa Ideia Entretenimento.
