Se você ainda não conhece “O conto da aia” ou não assistiu “The Handmaid ‘s Tale”, talvez, ainda não tenha sentido os impactos que conhecer esta história pode causar diante da realidade que nos assola. Qualquer semelhança não é pura coincidência. No livro, todas as mulheres férteis e não férteis têm seus corpos controlados e ficam à disposição do Estado, uma instituição gerida apenas por homens. Mas de fato, os seus corpos já haviam sido expropriados de tal forma, que nenhuma delas poderia ter imaginado. (Leia o texto completo de Fernanda Moraes aqui!)
O Jornal Nota separou as melhores frases de O Conto de aia. Confira!
“Um rato em um labirinto é livre para ir onde quiser, desde que permaneça neste labirinto.”
“Melhor nunca significa melhor para todo mundo, diz ele. Sempre significa pior para alguns.”

“Você não pode controlar o que sente mas pode controlar como se comporta.”
“Eu acredito na resistência como acredito que não pode existir luz sem sombra; ou antes, não pode existir sombra a menos que exista também luz.”
“Nenhuma espernaça. Sei onde estou, e quem sou, e que dia é hoje. Esses são os testos, e estou sã. A saniadde é um bem valioso; eu a guardo escondida como as pessoas antigamente escondiam dinheiro. Economizo sanidade, de maneira a vir a ter o suficiente, quando chegar a hora.”

“O mundo está cheio de armas se você estiver procurando por elas.”
“Essa é uma das coisas que eles fazem. Obrigam você a matar dentro de você.”
“É verdadeiramente espantoso as coisas com que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações.”

“A liberdade, como tudo o resto, é relativa.”

“ninguém morre por falta de sexo. É por falta de amor que morremos. Não há ninguém que eu possa amar, todas as pessoas que eu podia amar estão mortas ou em outro lugar.”