Oscar Olivares, conhecido por suas intervenções artísticas com tampas de plástico, está construindo um mural com a reprodução do rosto de ‘David‘, de Michelangelo Buonarrotti, no espaço da Casa D’Itália, em Maracaibo, capital do estado de Zulia, na Venezuela.
Leia também: Artista venezuelano faz impressionante mural utilizando 200 mil tampinhas de plástico
Autodidata, o artista plástico venezuelano tem como objetivo divulgar a arte e a cultura italiana na figura de um dos nomes do Renascimento no seu país, além de retratar de forma inovadora uma homenagem ao planeta com o aumento da consciência ecológica. “Embora a obra não fale da natureza, tudo isso é em prol de ajudar o meio ambiente. Estamos reaproveitando mais de 175 mil tampas e sinto que poder fazer um rosto tão grande com tampas é algo muito impressionante”, disse em entrevista.
Com tampas plásticas de todas as cores, principalmente azuis, o mural será o mais alto do país e o terceiro maior da América Latina, medindo 20 metros de largura e 8 metros de comprimento. A coleção de tampas teve início em novembro do ano passado com a parceria da diretoria da Casa D’Itália e empresas de reciclagem, responsáveis pela doação de mais de 200 mil unidades. “Este é o mural mais internacional que já fiz porque evoca a cultura da Itália, e o primeiro que fiz de um artista italiano”, comentou Olivares.
O artista tem mais de 20 murais em cerca de 22 países. Seus próximos trabalhos serão a realização do primeiro mural de tampas na Itália e também em outras localidades.