Caio Temponi, de 14 anos, natural de Três Rios (RJ) e morador de Fortaleza, é o estudante mais novo da história a ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).
Após receber a notícia sobre a aprovação em Engenharia pelo reitor da instituição, o jovem declarou: “Saber que eu passei e que fui o mais novo da história a ser aprovado foi uma emoção absurda, muito grande. Estou muito feliz e realizado.”

Leia também: Menino de 13 anos é aprovado em 1º lugar em direito na UFRRJ
Ele antecipou e concluiu o ensino médio, mas não sabe se vai ingressar no ITA, pois também foi aprovado em Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ainda destacou que a aprovação é resultado de dedicação, estudo e incentivo dos pais: “Desde pequeno sou muito estudioso porque sempre gostei muito disso. Os meus pais me incentivaram desde cedo e eu peguei gosto.”

Algumas aprovações do jovem
Além de ser medalhista em olimpíadas de matemática, coleciona diversas aprovações em instituições de ensino pelo país:
• 1º lugar na Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF);
• 1º lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), da Força Aérea Brasileira (FAB), na qual gabaritou a prova aos 12 anos;
• 1º em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE);
• 1º em Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ);
• 1º lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA);
• Passou em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) ainda com 13 anos.

Desde a infância, o garoto já apresentava alguns sinais de ser superdotado. De acordo com relatos da família, ele decorou toda a tabuada em apenas um dia, aos 3 anos de idade. Atualmente, Caio tem um canal no YouTube, no qual dedica-se a exercícios e revisão de matemática, e é colaborador de pesquisa do departamento de Ciências e Tecnologia Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.
A mãe Laurismara Temponi está reunindo os documentos para registrar as conquistas do filho no livro dos Recordes. “O Brasileiro recordista no Brasil é um rapaz que, aos 22 anos, foi aprovado em dez concursos. O Caio, com o ITA, já soa 11 e ainda falta receber o resultado das suas aprovações no último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem”, afirmou.