O filme Meu nome é Gal está previsto para estrear em março de 2023. Ele retratará uma parte da trajetória da cantora, ícone da MPB, que faleceu recentemente aos 77 anos. A obra focará a partir do momento que Gal decide deixar a Bahia, sua terra natal, aos 20 anos, para morar no Rio de Janeiro e, após, São Paulo, no fim dos anos 60 e início da década de 70. Também mostrará como ela tornou-se um símbolo de liberdade para as mulheres brasileiras.
Leia também: 40 anos da morte de Elis Regina: 10 curiosidades surpreendentes sobre a cantora
O longa-metragem será protagonizado por Sophie Charlotte, que interpretará a cantora. Também terá personagens importantes da vida da artista, como Caetano Veloso, interpretado por Rodrigo Lelis, Gilberto Gil, vivido por Dan Ferreira, e Dandara Ferreira no papel de Maria Bethânia. A produção é de Paris Filmes e a direção é de Dandara Ferreira e Lô Politi. O filme é uma adaptação da série ‘O nome dela é Gal‘, exibida pelo HBO Max, e apresenta como a música acompanhou Gal desde a infância.

“A Gal é a resistência pelo corpo, pela arte, pela moda, pelo comportamento. No fim, a gente compreendeu que aquilo ali é uma mulher se fazendo, se potencializando e se libertando”, disse Sophie em entrevista durante as filmagens da produção.

No Instagram, Sophie Charlotte publicou fotos do encontro das duas nas gravações e fez homenagem à cantora. “Você é a estrela maior, primeira, minha sorte, barato total. […] Queria te falar tanto que te amo. Te falei, né? Falei, ainda bem”. Ela também revelou toda a sua admiração: “Te reverencio em absoluto. Sua arte, sua revolução, sua brasilidade, sua voz infinita”.
