Escritoras latinas têm se destacado no cenário da literatura especialmente por sua originalidade e criatividade. Em diferentes gêneros literários, elas abordam temáticas diversas, de questões sobre desigualdades sociais a reflexões sobre o fazer literário.
Fomos convidados pela mybest Brasil a selecionar 5 escritoras latinas cujas obras abordassem temáticas feministas.
A mybest Brasil é um site de recomendações que indica produtos e serviços de diferentes áreas e temáticas a partir de parcerias com especialistas e influenciadores.
O convite foi um desafio, porque há tantas escritoras que poderiam entrar na lista!
Algumas ficaram de fora, como Gioconda Belli, da Nicarágua, com seu “O País das Mulheres” e o universo de utopia feminista de um país comandado pelas integrantes do Partido da Esquerda Erótica (PEE).
Outras entraram na lista, como Samantha Schweblin, mas poderíamos indicar outras obras além de “Pássaros na Boca”…
Brasileiras diversas poderiam também figurar na seleção – afinal, sim, somos latinas: Mariana Salomão Carrara com seu “É sempre a hora da nossa morte amém”, Angélica Freitas e “Um Útero é do Tamanho de um Punho”…
A verdade é que a seleção não esgota as muitas obras latinoamericanas escritas por mulheres que nos convidam a debater o feminino e as experiências de mulheres diversas.