Edina Costa, moradora de Nova-Mamoré, em Rondônia, foi selecionada pela empresa Vivemos Arte para participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, em Paris. A exposição está programada para o mês de outubro e contará com a curadoria de Lisandra Miguel.
Com inspiração na Amazônia, as obras da artista retratam a vida e as belezas da região de forma realista. Em entrevista, ela conta que pinta “aquilo que vê e o que poderia ser”. Além da fauna e da flora, ela destaca as expressões e olhares dos indígenas e aposta em cores intensas e vibrantes. “Acredito que consigo despertar através das minhas obras a consciência de que devemos preservar a natureza”, relata Edina.
Veja mais: ‘Amazônia’: Confira a nova exposição de Sebastião Salgado em São Paulo
Processo criativo
O processo criativo surge através de imagens ou fotografias que recebe de amigos.
“Meus amigos dizem que consigo retratar mais do que os olhos podem ver, que uno os olhos, a imaginação, o coração e a arte. Faço o croqui, insiro elementos importantes, os quais não estão na imagem original que acredito dar mais vida à obra, é uma viagem que faço dentro de mim”, declara a artista.
Com o olhar apurado e a técnica de óleo sobre tela, ela destaca pequenos detalhes dando mais vida à obra. Cada quadro leva aproximadamente 15 a 20 dias para ficar pronto. Autodidata, Edina teve o primeiro contato com a arte em 1996. Em 2008, começou a produzir peças artesanais como bordados, pinturas em tecido e cerâmica. Depois de alguns anos, passou a dedicar-se às artes plásticas. Já expôs suas obras em museus e galerias de arte.
Confira algumas obras: