O projeto 100 Women da BBC divulgou este mês a lista anual de mulheres que foram destaques no mundo no ano de 2021. Seus trabalhos contribuem para transformar e reinventar a sociedade, a cultura, a arte e a ciência. Fazem parte diversas atividades e profissões como escritoras, educadoras, artistas, médicas, jornalistas, entre outras.
Estão na lista a ativista paquistanesa vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e a primeira grafiteira e artista de rua do Afeganistão, Shamsia Hassani. (Confira a matéria do NotaTerapia AQUI)
A única brasileira na lista foi Natália Pasternak, microbiologista e divulgadora científica, que atuou no combate à desinformação sobre a pandemia de Covid-19 no país.
As mulheres afegãs são a maioria, no total são 50 nomes. Algumas aparecem com pseudônimos e sem fotos para preservar sua segurança. Com o ressurgimento do Talibã, em 2021, as jovens foram proibidas de irem à escola e muitas mulheres não puderam retornar ao trabalho. O projeto reconhece a coragem e a determinação delas no cenário atual.
Confira AQUI a lista completa.