Faustão e Selena Gomez: a história da fanfic que virou meme

Quando a gente pensa em memes no mundo literário, vem na nossa cabeça pelo menos uns 200 memes. Capitu traiu Bentinho, O Corvo do Poe, tem muita coisa. Mas aí eu resolvi criar um conceito pra essa conversa. É o que eu chamo de literatura-meme e trago um casal bem diferente: Faustão e Selena Gomez.

Um gênero muito conhecido na literatura são as fanfics. Muitos fãs de livros, séries e filmes, se dedicam a criar versões de histórias de seus personagens favoritos e espalhar essas histórias por aí. Mas a fanfic não é uma coisa nova. Há relatos de que ela existe, pelo menos, desde a década de 60.

Uma coisa que ninguém dúvida, no entanto, é que a internet popularizou as fanfics. A palavra fanfic vem de ficção de fã e o tema é polêmico. A J. K. Rowling diz que é a favor e fica feliz com as fanfics de Harry Potter, enquanto que o George R. R. Martin, de Game of Thrones acha que isso viola os direitos autorais porque só ele tem a posse dos personagens.

Mas por que eu trouxe a as fanfics pra história de memes? Porque as fanfics, por serem muito populares, acabaram gerando um outro tipo de literatura. Fanfics que são escritas para serem memes, como memes e são lidas e compartilhadas como os memes.

E a história mais famosa de fanfic-meme é a de Faustão e Selena Gomez. Tudo começou quando em 2014, no intervalo do quadro “Dança dos Famosos”, Faustão mandou vários recadinhos, como sempre faz, e um deles foi e um deles foi pra Selena Gomez. Isso viralizou na internet e muita gente começou a imaginar um relacionamento entre os dois, contando casos, fazendo memes até que surgiu uma fanfic-meme ou o que eu chamo de literatura-meme.

Quem criou a história, na verdade, foi uma menina de 12 anos chamada Erica Mathias que resolveu escrever essa fanfic ainda na escola. A história se chama História You are my love, my destruction – Faustão e Selena e o casal que ganhou o nome de “Felena”.

Um dos trechos mais incríveis dessa fanfic, pode ser visto abaixo:

Eu estava sentada em um canto, com o rosto repleto de lágrimas e maquiagem borrada. De repente, vejo um ser maduro e perfeito passando pelo corredor em direção ao camarim. É o Faustão! Era a minha chance, eu saí correndo e entrei no camarim no mesmo instante em que ele fechou a porta. CONSEGUI! ‘Fausto, eu preciso dizer o quanto você me ajudou a superar meus carmas e minha depressão. Você é o motivo da minha existência.’ Nunca mais vou soltá-lo, pensei comigo mesma. ‘Caraca meu’, ele disse

Quer saber mais? O NotaTerapia fez um programa inteiro sobre memes. Confira:

Related posts

A importância do autoconhecimento em ‘Entenda Como Sua Mente Funciona’, do psicanalista David Serra Barroso

Inspirado na irmã escritora, menino de 10 anos lança seu primeiro livro e é finalista de Prêmio Literário

‘Casa de barro branco e areia’, de Genedilson Ferreira Monteiro, une o poético e o fantástico em drama familiar sobre luto