24 livros que mudaram a vida de Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez, um dos maiores autores latino-americanos de todos os tempos e escritor da celebrada obra Cem Anos de Solidão, escreveu uma autobiografia chamada “Viver para contar”. Na obra, o autor revela, entre fatos de sua vida e curiosidades literárias, 24 livros que o impactaram e o transformaram em um escritor.

O NotaTerapia separou estas obras para indicar para vocês. Confira:

1 – A Metamorfose, Franz Kafka


A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Sobre a obra, Gabo disse:

“Ao terminar a leitura, restou a vontade irresistível de viver naquele paraíso alheio. O novo dia me surpreendeu na máquina de escrever que tinham me emprestado para tentar algo que se parecesse com pobre burocrata de Kafka, transformado num escaravelho enorme. Nos dias seguintes, não fui à universidade por medo de que a magia dispersasse a inveja que se refletia nas gotas de suor que cobriam o meu rosto.”



Compre o livro com desconto aqui!


2 – A Montanha Mágica, Thomas Mann

Neste clássico da literatura alemã, Mann renova a tradição do Bildungsroman – o romance de formação – a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp. Durante uma inesperada estadia em um sanatório para tuberculosos, Hans relaciona-se com uma miríade de personagens enfermos que encarnam os conflitos espirituais e ideológicos que antecedem a Primeira Guerra Mundial. Um dos grandes testamentos literários do século xx e uma das obras inesgotáveis da ficção ocidental.

Compre o livro com desconto aqui!

3 – O Homem da Máscara de Ferro, Alexandre Dumas

França, 1661- mais de trinta anos depois de terem feito o juramento de ‘um por todos e todos por um’, os Três Mosqueteiros (mais o quarto, D’Artagnan) estão aposentados de suas aventuras. No entanto, fartos dos desmandos do rei Luís XIV, voltam à ação para defender a rainha.

Compre o livro com desconto aqui!


4 – O Som e a Fúria, William Faulkner

O som e a fúria, de 1929, é considerada a obra mais importante do escritor norte-americano ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1949. O romance surgiu em um período de isolamento, depois que o autor teve seu terceiro romance recusado por diversas editoras. Abalado, William Faulkner investiu num estilo ousado, tecido por quatro vozes narrativas distintas e saltos inesperados no tempo. É dessa forma, permeada por tons bíblicos e ecos de tragédias gregas, que o escritor retrata a violenta decadência dos Compson, família aristocrática do sul dos Estados Unidos, que parece viver num desnorteante presente em estado bruto. 

Compre o livro com desconto aqui!


5 – Enquanto agonizo, William Faulkner

Neste romance, o autor distancia-se da aristocracia sulista americana para falar de gente comum e humilde, como a família Bundren, que se reúne para cumprir o último desejo da matriarca – ser enterrada em Jefferson, ao lado de seus parentes. O marido e os cinco filhos partem com o caixão determinados a cumprir seu objetivo, sem saber como essa viagem mudaria suas vidas.

Compre o livro com desconto aqui!


6 – Palmeiras Selvagens, William Faulkner

Lançado em 1939, este romance hoje consagrado como um clássico da moderna literatura norte-americana é uma das criações mais originais de William Faulkner (1897-1962), Prêmio Nobel de Literatura em 1949. O livro entrelaça duas histórias independentes, em capítulos alternados, mas que se iluminam mutuamente. A primeira, que dá título ao volume, conta a paixão tumultuada e impossível de Charlotte e Henry; a segunda, “O velho”, narra a luta de um condenado que sai da prisão para salvar as vítimas de uma das maiores enchentes do rio Mississipi. 

Sobre a obra, o autor disse: “Muito daquilo que para mim era incompreensível em Faulkner, agora se abria com toda a beleza e a sinceridade da simplicidade”.

Compre a obra com desconto aqui!


7 – O Aleph e (outras obras) de Jorge Luis Borges

Em sua maioria, “as peças deste livro correspondem ao gênero fantástico”, esclarece o autor no epílogo da obra. Nelas, ele exerce seu modo característico de manipular a “realidade”: as coisas da vida real deslizam para contextos incomuns e ganham significados extraordinários, ao mesmo tempo em que fenômenos bizarros se introduzem em cenários prosaicos. Os motivos borgeanos recorrentes do tempo, do infinito, da imortalidade e da perplexidade metafísica jamais se perdem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe, que também são capazes de resgatar uma profunda sondagem do processo histórico argentino. 

Compre o livro com desconto aqui!


8 – O Velho e o Mar, Ernest Hemingway

Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho. Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.

Compre o livro com desconto aqui!


9 – Contraponto, Aldous Huxley

Publicado em 1930 e presente em várias listas dos Cem melhores romances do século XX, o livro é um retrato da sociedade decadente, que passa a forçadamente rever seus valores quando a aristocracia e o dinheiro “antigo” já não mais sustentam a imagem de uma sociedade ideal. Contraponto é um mosaico de personagens, agrupados em núcleos, que vão de uma aristocracia decadente a ricos emergentes na sociedade inglesa do início do século XX.

Compre o livro com desconto aqui!


10 – Édipo Rei, Sófocles

Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos.

Sobre a obra, Gabo disse:
“Desde a primeira leitura, me pareceu uma obra perfeita”.

Compre o livro com desconto aqui!


11 – A Casa das Sete Torres, Nathaniel Hawthorne

Numa cidadezinha dos Estados Unidos está situada a velha casa da família Pyncheon, com sete torres pontudas e, entre elas, uma chaminé. A mansão decrépita, porém, não foi construída sobre bons alicerces: sob aquele chão, jaz a sepultura de uma alma inquieta, que amaldiçoa e atormenta a vida dos moradores geração após geração. A casa parece viva ao carregar o peso de assassinatos, injustiças e bruxarias. Entretanto, quando Phoebe Pyncheon chega do interior para viver com os atuais proprietários, traz consigo novos ares ― e as culpas, então, podem ser expiadas. Nathaniel Hawthorne narra em “A Casa das Sete Torres” um intenso drama familiar envolto em maldade, vingança e perdão ao inspirar-se em seus próprios antepassados, que fizeram parte de uma Salem corrompida por orgulho e ganância no período da caça às bruxas, no século XVII.

Garcia Marquez afirmou: “Este livro deixou uma marca em mim para sempre”

Compre o livro com desconto aqui!

.
12 – A Cabana do Pai Tomás, Harriet Beecher Stowe

Publicado entre 1851 e 1852 sob a forma de folhetim, num jornal antiescravagista  e recusado pelos primeiros editores a quem foi proposto sob a forma de livro, “A Cabana do Pai Tomás” acabaria por ser editado nesse formato em 1852. O livro vendeu 300.000 exemplares no primeiro ano, um numero espantoso para a època. É o relato comovente da cruel separação da família e da vida repleta de sofrimento que o personagem Pai Tomas teve de enfrentar que faz desta obra um verdadeiro manifesto contra a escravatura; numa história de fé, coragem,  perseverança e luta. 

Compre o livro com desconto aqui!


13 – Moby Dick, Herman Melville

Ishmael se junta à tripulação de um navio baleeiro, o Pequod, sem saber que o capitão, o misterioso Ahab, está em busca de vingança. Seu plano é perseguir e matar a feroz baleia branca, Moby Dick, e ninguém poderá detê-lo.

Compre o livro com desconto aqui!


14 – Filhos e Amantes, David Herbert Lawrence

Publicado em 1912, narra a história da família rural Morel, formada pelo típico camponês Walter e sua esposa Gertrude, uma burguesa cujas decepções são aliviadas no amor e nas expectativas que deposita nos filhos, que crescem marcados pelo ambiente familiar.

É o terceiro romance de Lawrence, considerado sua primeira grande obra, reunindo parte de suas características literárias, como uma abordagem profunda dos sentimentos sexuais e de uma sociedade rural, bem como suas expressões idiomáticas. Foi o único romance de Lawrence a ser incluído na lista dos 100 melhores livros de todos os tempos do The Guardian

Compre o livro com desconto aqui!


15 – As Mil e uma Noites

o “Livro das mil e uma noites” é uma obra universal que atravessou séculos fazendo parte da cultura do Oriente e do Ocidente. Mais do que um rico repertório de narrativas fantásticas, é também uma homenagem à mulher e um reconhecimento de sua inteligência. Sua heroína, a narradora Šahräzäd, é um símbolo da infinita capacidade feminina de contornar situações críticas e de salvar o mundo da ruína.

Sobre os Livros das Mil e Uma Noites, Gabo diz:
“Até que me atrevi a pensar que os prodígios que Sherazade contava realmente aconteciam na vida cotidiana da sua época, e deixaram de acontecer por conta da incredulidade e da covardia realista das gerações seguintes. Também por isso, me parecia impossível que alguém do nosso tempo voltasse a acreditar que se podia voar sobre cidades e montanhas a bordo de uma esfera, ou que um escravo de Cartagena das Índias vivesse castigado durante 200 anos dentro de uma garrafa, a menos que o autor da história fosse capaz de fazer com que seus leitores acreditassem.”

Compre o livro com desconto aqui!


16 – Ratos e Homens, John Steinbeck

George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência. Em ‘Ratos e homens’, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna.

Compre o livro com desconto aqui!


17 – As Vinhas da Ira, John Steinbeck

As vinhas da ira é o clássico que valeu o Prêmio Pulitzer a John Steinbeck e permanece como um dos arquétipos da cultura norte-americana. Agraciado também com o Nobel de Literatura, o autor retratou o homem moderno diante das dificuldades, a pobreza e a privação em um universo hostil, protagonizado por vítimas da competição e párias sociais. O livro é fortemente marcada pela forma, pelas descrições realísticas e pela reflexão sobre o mito do paraíso americano.As vinhas da ira representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopeia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar a sobrevivência como boias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia.

Compre o livro com desconto aqui!


18 – A Estrada do Tabaco, Erskine Caldwell

Durante a Grande Depressão americana, a família Lester não sabe como sobreviver à miséria que se avizinha. Residem e gerem os territórios rurais da Geórgia, cultivados com tabaco e algodão, mas já nem isso os salva. Debilitados pela pobreza ao ponto de atingirem um estado de ignorância e egoísmo cruel, os Lesters preocupam-se com a fome, os apetites sexuais que os devoram e o medo de que a hierarquia social os empurre para uma camada ainda mais desfavorecida. A pobreza, o racismo e a bestialidade dos homens são aqui postas a nu, despindo a sociedade americana dos anos 20 com crueza e violência, numa tragicomédia de mestre. A Estrada do Tabaco é um dos grandes clássicos americanos de Erskine Caldwell.

Compre o livro aqui!


19 – Contos, Katherine Mansfield

Coletânea de contos da notável escritora neozelandesa Katherine Mansfield Katherine Mansfield (1888-1923) tem sua obra estudada e aclamada até os dias de hoje. Nestes contos, publicados entre 1915 e 1922, encontram-se narrativas ousadas com personagens bem-construídos a partir de acontecimentos triviais e descrição apurada. Seu estilo único foi influenciado por nomes como Oscar Wilde e Anton Tchekhov. Considerada modernista, a escritora destaca temas como a desigualdade entre as classes, a posição da mulher na sociedade, o isolamento, a solidão e a transitoriedade da verdade. Katherine Mansfield foi inspiração para grandes nomes, como Clarice Lispector e Virginia Woolf. 15 contos escolhidos de Katherine Mansfield uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer seu estilo repleto de sutilezas, uma referência na escrita de histórias curtas e na representação de emoções secretas.

Compre o livro com desconto aqui!


20 – Manhattan Transfer, John Dos Passos

Manhattan Transfer é um romance americano de John Dos Passos publicado em 1925. Ele se concentra no desenvolvimento da vida urbana na cidade de Nova York desde a Era Dourada até a Era do Jazz, contada através de uma série de histórias individuais sobrepostas.

Compre o livro com desconto aqui!


21 – Mrs. Dalloway, Virginia Woolf

Obra mais famosa de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway narra um único dia da vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência, Mrs. Dalloway se consagrou tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do períodoentre guerras. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, este livro resiste a classificações simplistas e inaugura um gênero por si só. Precursor de algumas das maiores obras literárias do século XX, este romance é uma leitura incontornável que todo mundo deve fazer ao menos uma vez na vida.

Márquez escreveu que “sabia Virginia Woolf de cor”. E depois de uma segunda leitura, ganhava o aspecto de uma “pessoa que descobriu o mundo”.

Compre o livro com desconto aqui!


22 – Orlando, Virginia Woolf

Orlando, um arremedo de biografia, descreve a vida do personagem homônimo, descendente de uma ancestral família aristocrática inglesa, que, no começo da narrativa, vive no século XVI, é homem e tem 16 anos. Acompanhamos sua vida por cerca de quatro séculos, na maior parte dos quais se mantém com a idade de 30 anos. No meio da narrativa, enviado pelo rei Charles II, como embaixador da Inglaterra, a Constantinopla, ele passa por uma transformação radical. Além de homenagear Vita Sackville-West, a aristocrata que serviu de modelo para a figura de Orlando, e de jogar com as convenções da biografia tradicional, Virginia explora aqui alguns dos seus temas preferidos: a incongruência entre, de um lado, o tempo do relógio e do calendário e, de outro, o tempo vivido, subjetivo; o caráter fragmentado, múltiplo e incerto da subjetividade; e, sobretudo, a instabilidade e a artificialidade da identidade sexual.

Compre o livro com desconto aqui!


23 – O Retrato de Jennie, Robert Nathan

Eben Adams (Joseph Cotten) é um solitário pintor. Sem fazer sucesso em sua carreira, conta com a ajuda de um ou outro amigo, e consegue assim algum trabalho. Ele também consegue a simpatia da gentil senhora Spinney (Ethel Barrymore), dona de uma galeria de arte que mesmo vendo a pouca qualidade de seus quadros, compra suas obras. Mas o que ele ganha mal dá para cobrir suas despesas.

Um belo dia ele recebe a visita de uma garotinha que se identifica como Jennie Appleton (Jennifer Jones). Ele a encontra no Central Park, e ela explica que seus pais são artistas circenses e vão se apresentar naquela noite. Da mesma maneira como surgiu, a garota some. Mas vai aparecendo novamente ao longo dos meses, cada vez mais velha até que se torna uma bela mulher. belo deles é O Retrato de Jennie.


24 – Ulisses, James Joyce

Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. Foi em torno desse esqueleto enganosamente simples, quase banal, que James Joyce elaborou o que veio a ser o grande romance do século XX. Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. 

“Ulisses não apenas me ajudou a descobrir um mundo próprio dentro de mim do qual nunca havia suspeitado, mas também foi uma técnica impagável para a liberdade da linguagem, o manejo do tempo e as estruturas dos meus livros».

Compre o livro com desconto aqui!

Por fim, Gabo afirma:
“É Graças a eles , meus livros favoritos, entendi que o autêntico benefício para a alma só é proporcionado por aqueles livros que você não é obrigado a ler”

Fonte

Related posts

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

Com inauguração prevista para setembro, livraria em SP viraliza com banner divertido

Aos 14 anos, jovem cria sabonete que combate o câncer de pele e recebe o prêmio “Jovem Cientista da América”