O tema da acessibilidade nunca foi tão discutido do que em nossos tempos. A surdez, que atinge quase 10 milhões de pessoas no Brasil – mais os espaços públicos e privados ainda não adaptados – acabam por afastar um enorme grupo de pessoas da possibilidade de consumir e viver cultura, sendo alijada de uma vida social e de uma formação essencial para a preparação para a vida e para o futuro. Assim sendo, o diretor Paulo Henrique dos Santos criou um desenho inteiramente em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O episódio piloto foi lançado no YouTube nesta quarta-feira, 26, data marcada pelo Dia do Surdo. “Cada um tem a sua língua. O gato fala ‘gatês’, o elefante fala ‘elefantês’, e poir aí vai. Mas com tantas línguas diferentes, é difícil entender o outro”, diz a legenda.
O filme conterá uma série de capítulos e em cada um deles, serão ensinados cinco sinais de Libras. O conteúdo é voltado para crianças de três a seis anos e tem o objetivo de educar e apontar que as crianças surdas também se divertem e têm as mesmas necessidades daquelas com a audição preservada.
Assista ao filme:
post anterior