[Postado pelo Observador.pt]
Se preservar as fotografias em que estamos tomando banho quando crianças, já é difícil (se bem que estas podiam desaparecer, né?), mais difícil será manter intactas as fotos de nossos antepassados. Em muitas delas não sabemos nem quem são as pessoas que estão na fotografia, mas mesmo sem saber quemsão, sabemos que são de nossa família e que foram guardadas pelos nossos avós. Só isto já basta para termos a um motivo para guardá-las: tratam-se memórias de um momento importante no passado e que chegou até nós através das gerações.
O NotaTerapia separou 5 maneiras simples de preservar suas fotografias antigas. Confira:
1. Não guarde as fotografias na garagem nem no sótão
O ideal é mantê-las num lugar fresco e seco e sem variações de temperatura. A umidade da garagem pode fazer com que as fotografias se colem umas às outras e o calor do sótão pode acelerar o processo de degradação do papel e da tinta. Não se esqueça de manter os aquecedores e os ares condicionados longe.
2. Proteja-as da luz
Uma exposição exagerada à luz fará com que a tinta das fotografias comece a desaparecer. Já num lugar escuro, as fotografias prosperam — mas ninguém vai ficar mais bonito do que no momento do clique.
3. Escreva o nome das pessoas a lápis
Para evitar a conversa “este é o avô e um tio qualquer”, aponte sempre o nome das pessoas no verso da fotografia. No entanto, deve evitar fazê-lo a caneta porque somem rapidamente, o ideal é escrever a carvão.
4. Tenha cuidado com o lugar e com a forma como as manuseia
Parece óbvio que deve manter as fotografias afastadas da comida e da bebida, mas às vezes ver fotos antigas enquanto bebe chá ou vinho pode parecer uma boa ideia (quando a nostalgia bate). Se pensa manuseá-las muitas vezes, invista numas luvas 100 por cento algodão. No caso de não ter nenhum par, pegue as fotos pelas extremidades e assim poderá protegê-las da oleosidade natural das mãos.
5. Digitalize-as
Pode digitalizar só as mais importantes e optar por fazê-lo sozinho ou recorrer à ajuda de profissionais. Assim que as tiver digitalizadas certifique-se de que as guarda em mais do que um lugar — num HD externo, por exemplo –, ou pode correr o risco de perder as originais e as digitalizadas.
Fonte: http://observador.pt/2016/01/20/cinco-formas-preservar-fotografias-antigas/