Em Réquiem de carnaval, a monstruosidade não espera a lua para desfilar. No segundo livro de contos do escritor e historiador JV Araújo, o subúrbio e o centro do Rio de Janeiro são apresentados em cenas insólitas. Em dezesseis contos, JV usa as suas memórias, a fantasmagoria e o monstruoso para atravessar temporalidades diversas, e lançar um olhar mordaz ao paraíso, inferno e purgatório de nossas existências. Nesse sentido, a sua escrita ultrapassa os limites geográficos, e abarca o que há de mais universal na literatura: a angústia humana.
Seus contos brincam pelas passarelas da memória e, mesmo sob um sol festivo, um estranho se regala com o medo de uma menina; um prédio oferece a derradeira oportunidade de uma alpinista social; um pobre coitado tenta exorcizar alguns demônios; um bate-bola é velado por sua mãe; um buraco devora um escravizado e o seu algoz; uma família aplaude os tormentos exibidos num programa de auditório. Como a escritora Giovanna Rivero diz na contracapa, aqui “o real respira em nossa nuca”.
Leia também: “Amarelo-cromo”: o marcante início de Aldous Huxley na literatura
“Em ‘Réquiem de Carnaval’, JV Araújo apresenta ao leitor contos-punhais que escancaram a violência — quase festiva — do Brasil, obrigando-nos a encarar nossos próprios assombros e assombrações.” Verena Cavalcante.
“A imaginação arrojada de Araújo vai além das chaves da contemporaneidade imediata, e traça um horizonte fascinante, embora terrível. Estes contos magníficos residem na pantanosa fronteira entre a ficção-científica e o fantástico, somente para nos advertir de que o real respira em nossa nuca, e está a ponto de nos alcançar.” Giovanna Rivero.
Sobre o autor:
JV Araújo nasceu e cresceu no subúrbio carioca. Seu primeiro emprego, aos 16 anos, foi em uma famosa rede de fast-food. Depois de trabalhar em diversos setores, entrou na universidade aos 27 anos para cursar história. Hoje, é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e realiza estágio de pós-doutorado em Literatura Gótica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Júlio França. Este ano descobriu que é autista nível 1. É representado pela Agência Mil-Folhas.
Ficha técnica:
Editora : Faria e Silva; 1ª edição
Idioma : Português
Capa comum : 176 páginas
Compre o livro aqui!