“De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina“: livro com texto de Milton Nascimento, Lô Borges e outros celebra o Jubileu de Ouro do LP de 1972
O disco Clube da Esquina, LP gravado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972, foi eleito o melhor já lançado no país, segundo ranking preparado pela equipe do podcast Discoteca Básica com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais (inclusive Fuscaldo). Editado pela Garota FM Books – e visando os fãs estrangeiros – ele agora se transformou em um livro.
Leia também: Milton Nascimento canta ‘Cálice’, símbolo da resistência a ditadura
Pois é, a história do disco virou um livro bilíngue (Português/Inglês) que reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.
Além de um faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical Os Sonhos Não Envelhecem, de Ricardo Alexandre (editor do podcast Discoteca Básica) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.
Aliás, este é o primeiro livro que ajudará os fãs a entenderem o que é, afinal, o loteamento Marazul, e poderão levar para casa uma foto atual da casa onde Milton, Lô, Beto Guedes e Jacaré – primo trespontano de Bituca – moraram no início da década de 1970. Além dessa, o livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê A Última Sessão de Música.
Leia também: A história de Maria do Carmo, a “primeira mãe de Milton Nascimento”
Saiba mais sobre o livro aqui!
Sobre os organizadores:
Márcio Borges é compositor, escritor e professor. Fundou com Milton Nascimento e com o irmão Lô Borges o Clube da Esquina, que primeiro foi uma canção composta pelos três, em seguida o nome do LP e, anos depois, a alcunha do movimento musical. Possui músicas gravadas (no Brasil e no exterior) por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Nana Caymmi, Simone, Elis Regina, Zimbo Trio, Ira!, Boca Livre, Wayne Shorter, Stanley Turrentine, Larry Coriel, Jon Anderson, Sérgio Mendes. É autor dos livros Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina (1996), Os Sete Falcões (2000), Cartas da Humanidade (2014).
Chris Fuscaldo é pesquisadora musical, cantautora (álbum Mundo Ficção), jornalista (jornais O Globo e Extra, revistas Rolling Stone Brasil, OutraCoisa etc), fundadora e diretora da Garota FM Books. Mestra e doutora e Literatura, Cultura e Contemporaneidade, é imortal da Academia Niteroiense de Letras. Autora dos livros Discobiografia Legionária (2016), Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira (2018) e Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior (2021), assinou a curadoria do museu virtual O Ritmo De Gil, lançado em 2022 no Google Arts & Culture.
Sobre a editora:
A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Em 2018, a publicação que conta a história dos álbuns da banda Mutantes foi lançada no Brasil e nos Estados Unidos e livros foram vendidos pelo mundo todo (até no Japão!). Também bilíngue, Jimmy Page no Brasil, um livro de Leandro Souto Maior sobre a história de amor do líder do Led Zeppelin com o país, começou a fazer o mesmo percurso de sucesso no início de 2021.
O livro Renato, o Russo, de Julliany Mucury, foi lançado em outubro de 2021. No segundo semestre de 2022, saíram do forno 1979 – O ano que ressignificou a MPB, que reúne 100 artigos sobre álbuns de 1979 organizados por Célio Albuquerque, Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira, do crítico musical Mauro Ferreira, e O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário, de Renato Vieira.
Sobre o livro:
De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina
Organização: Márcio Borges e Chris Fuscaldo
Edição: Garota FM Books
Colorido, 20cm x 20cm, papel cuchê, 300 páginas
Valor de capa: R$ 149
Serviço:
Lançamento do livro com a presença dos organizadores, pocket show de Telo Borges e participações especiais de Alaíde Costa, Sarah Renata e Tuia
Data: 24/03/2023 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Kuarup (Rua Alves Guimarães, 309, Pinheiros)
Entrada franca