Whittney de Araújo, de 20 anos, estudante do curso de Artes Visuais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) do campus de Olinda, teve sua obra “Somos todos pérolas” vencedora no concurso internacional de arte, na categoria adulto, da 20º exposição anual da organização americana Embracing our Differences (Abraçando nossas Diferenças). A disputa envolveu 13.733 obras de 119 países nas categorias adulto e estudante. Os premiados foram contemplados com US$ 2 mil.
A obra foi inspirada no quadro “Moça com brinco de pérolas”, do pintor holandês Johannes Vermeer. Apostando na representatividade e na identificação, o desenho da jovem retrata 8 mulheres sentadas em frente a 8 diferentes telas.
“Mostramos que a representatividade importa, seja qual for a aparência, raça, sexualidade ou religião. Merecemos ser respeitados e representados. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importância para a mudança. Nossas diferenças nos tornam quem somos”, destacou a estudante em entrevista.
Leia também: Bailarina brasileira sem braços conquista premiação na Alemanha
Ela ainda ressaltou que a arte colabora para a aceitação e valorização das diferenças: “A representatividade importa e tem impacto na vida de cada pessoa. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importante para a mudança.”
A obra da jovem será exibida em 3 diferentes espaços no estado da Flórida: no parque Bayfront, no parque Butler e no State College of Florida. A exposição acontece anualmente e a seleção é realizada por meio de um júri. Ao trabalhar com o poder da arte e da educação, Embracing our Differences investe em expandir a capacidade de reflexão com objetivo de celebrar a diversidade.
No Instagram, ela comemorou o resultado: