Os grandes desafios das pessoas que passaram pelo sistema prisional são a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho. Ações que oportunizam e favorecem essas condições auxiliam para o êxito nesse processo.
Com a iniciativa o Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Rio e o projeto Justiça para Elas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) disponibilizou o curso de extensão GastroJus – Gastronomia e Justiça Social para o público feminino. O curso de capacitação é direcionado a práticas gastronômicas e produção de alimentos para pessoas indicadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Leia também: ‘Príncipe das Grades’: adolescente escreve livro enquanto cumpre medida socioeducativa
O curso disponibilizou 25 vagas, no entanto, a primeira turma já conta com 29 alunas inscritas. A carga horária total é de 24 horas, distribuídas em aulas práticas e teóricas. O aprendizado envolve higiene e legislação sanitária; gestão básica; empreendedorismo; cortes e aproveitamento integral dos alimentos; veganismo; massas e molhos; salgados fritos e assados; serviços de mesa e confeitaria.
“É muito representativo as aulas acontecerem numa universidade, espaço em que a maioria delas nunca imaginou estar. Aqui elas estão recuperando o direito de sonhar. É uma quebra dos muros da universidade para dialogar com a sociedade. Existe um espaço entre essas mulheres e a sociedade. É um grupo que enfrenta mais barreiras do que outros. Mas a gente acredita que a capacidade é uma forma de elas se sentirem mais seguras.”, destacou Mara Lima De Cnop, professora adjunta do curso de Gastronomia da UFRJ e coordenadora do projeto.
“A volta à sociedade é muito complicada. Sem ações como essa, ficamos perdidas. As oportunidades de trabalho somem do nada depois que puxam a nossa ficha, independentemente do que você fez”, relatou uma das alunas.
O interesse e a assiduidade têm surpreendido os professores. Além disso, a universidade tem sido um espaço de incentivo e acolhimento, proporcionando um ambiente de convivência e interação entre as participantes.