Recentemente, em Cannes, na França, foi inaugurado o novo museu subaquático Underwater Museum of Cannes. Ele conta com 6 retratos tridimensionais, cada um com mais de 2 metros de altura e peso de 10 toneladas. O projeto é do escultor britânico Jason deCaires Taylor, mergulhador profissional, especialista em escultura e cerâmica na London Institute of Arts. As faces retratadas são de habitantes do local, que depois de moldadas, são reproduzidas em esculturas.
O museu, encomendado pela prefeitura, pode ser visitado por mergulhadores e por quem faz passeio de snorkeling, pois está situado em águas rasas e transparentes. Com a função de se tornarem recifes de corais artificiais, as peças, que levaram 4 anos para serem concluídas, são resistentes e utilizam cimento marinho com pH neutro que não agride a natureza.
A proposta do museu, através das faces divididas, propõe chamar a atenção sobre os oceanos do planeta. Uma face que demonstra a harmonia e o equilíbrio como a vista na superfície e a outra, mais profunda, destaca a fragilidade e a vulnerabilidade, aquela que mais sofre com a poluição e a destruição dos ecossistemas ocasionada pela ação humana ao longo do tempo.
Confira as esculturas:
Fontes:
Conexão Planeta
Bol