Vídeo mostra momento do conflito armado na Terra Yanomami em RR
A defesa dos índios não é apenas uma luta que se deve tratar nas ideias, mas precisa ser colocada em prática pela política. Fortalecer órgãos como a FUNAI o IBAMA e permitir que eles atuem com independência e ouçam as comunidades indígenas, é essencial para lutar e combater contra madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras protegidas.
Isso tem ficado mais evidente com as novas tecnologias. Agora se pode registrar as violências cometidas contra essas comunidades. Foi o que ficou registrado e revelado pela Hutukara Associação Yanomami (HAY). Eles compartilharam o momento que mostra tiros disparados durante os conflitos na comunidade do Palimiú, em terra Yanomami.
Segunda matéria do G1, mostra uma lancha passando no rio Uraricoera, localizado, em Alto Alegre, ao Norte de Roraima, próximo a comunidade. Em seguida, há sons de tiro. Mulheres e crianças que estão no local correm para se refugiar ao ouvir os disparos. Durante o confronto, três garimpeiros teriam morrido e quatro ficaram feridos, de acordo com presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-Y), Junior Hekurari Yanomami. Um indígena também ficou ferido com um tiro na cabeça, mas sobreviveu.
Veja o vídeo compartilhado pelo canal Amazônia Real aqui:
Veja a matéria completa aqui!