Um dos problemas críticos, principalmente em grandes centros urbanos, é a alta emissão de gases poluentes. Isso se agrava em detrimento do aumento populacional e da maior circulação de veículos, comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde da população e o meio ambiente.
O projeto Converse City Forests, é uma ação da empresa Converse, criadora do tênis All Star, que pretende produzir 13 murais gigantes de street art em capitais pelo mundo. O artista curitibano Rimon Guimarães foi o responsável pelo grafite e contou com a colaboração de Nazura, artista paulistana.
As tintas especiais, conhecidas como fotocatalíticas, contém pigmentos especiais como dióxido de titânio. Elas convertem os poluentes atmosféricos em nitratos inofensivos por meio de um processo químico com a incidência de luz solar, auxiliando na purificação do ar. O processo de criação levou 11 dias para ser concluído e a obra com 777 m² corresponde a 750 árvores plantadas na região.
O local escolhido para a pintura do mural foi a fachada de um prédio próximo ao Minhocão, na região central da cidade de São Paulo. A escolha dessa área se deve a pouca presença de vegetação e grande fluxo de veículos.
A obra foi denominada de Pindorama, que faz referência aos primeiros habitantes do Brasil antes da chegada dos europeus. O mural reúne os quatro elementos da natureza, além de animais considerados símbolos de poder pela tradição, destacando as raízes culturais indígenas.
“Este mural celebra a diversidade das tribos indígenas brasileiras originais e nossa flora e fauna distintas. Podemos aprender muito com essas pessoas sobre como nos conectar e viver em harmonia com a natureza”, destaca o artista Rimon Guimarães.
Fontes:
Autossustentável
São Paulo Secreto