Com aquarelas sempre impressionantes, o artista brasileiro Marcos Beccari brinda os olhos de seus seguidores no Instagram com sua arte: retratos com olhares penetrantes, corpos submersos e uma delicadeza inquietante, transformando cenas aparentemente corriqueiras em um espetáculo que exalta a beleza na observação.
Professor da Universidade Federal do Paraná, Beccari tem uma carreira acadêmica atravessada pelo design e pela filosofia, sendo autor de livros e colaborador em revistas. É coapresentador do podcast de filosofia “Não obstante”, parte da rede “Anticast” de podcast, e foi participante de diversos episódios do programa que dá nome a rede.
Algumas temáticas recorrentes nas obras do artista são o corpo feminino, os efeitos da luz e do movimento na água e a face de pessoas na terceira idade. A visão de Beccari sobre as imagens que pinta lança luz sobre o potencial estético que há na sutileza, muitas vezes ignorada, do cotidiano.
“Acredito que a aquarela é a técnica mais desafiadora de todas”, explicou Beccari ao Bored Panda.”É rebelde, você não pode controlá-la totalmente. Além disso, requer muita autodisciplina, e cultivá-la por meio da arte me ajuda indiretamente em outros aspectos da minha vida também.”
Para ele, a água é a coisa mais difícil de pintar. “Eu foco meu trabalho na água para superar minha deficiência artística. Por outro lado, é também uma forma de me lembrar que você não pode controlar a maioria das coisas. Acho que a água representa isso; temos que lidar com isso em vez de tentar dominá-la. “Deixe a água ser seu guia” disse Bruce Lee.
As obras podem ser encontradas no Instagram do artista: @marcosbeccari.
Imagens: Reprodução