No dia 19 deste mês de janeiro, celebraremos 210 anos desde o nascimento do lendário escritor norte americano Edgar Allan Poe. Conhecido principalmente devido às suas narrativas mais sombrias, como o poema O Corvo, e os contos de atmosfera gótica A Queda da Casa de Usher, o Gato Preto, O Coração Denunciador, entre muitos outros, Poe foi na verdade um escritor muito prolífico e de produção bastante variada, tendo escrito desde contos de humor negro, como crítica literária, um ensaio sobre filosofia e ciências chamado Eureka, além de ter sido o precursor do conto policial, pois seu personagem, o detetive C. Auguste Dupin, presente nos contos Os Crimes da Rua Morge, O Mistério de Marie Roget e A Carta Roubada, foi a maior inspiração para a criação dos famosos Sherlock Holmes, de Conan Doyle, e Hercule Poirot, de Agatha Christie. Poe também escreveu contos de ficção científica, como A Aventura Sem Paralelo de um Tal Hans Pffal e o conto The Balloon-Hoax, que chegou a ser até mesmo confundido com um relato real na época, devido ao estilo jornalístico com que foi escrito. No entanto, apesar de ter sido um escritor de diversos gêneros, Poe ficou mais famoso por suas obras mais sombrias, pois estas foram eternizadas no cinema, principalmente na década de 60, nos filmes protagonizados pelo inesquecível Vincent Price, e dirigidos por Roger Corman, como também por versões mais modernas, como O Corvo, de James McTeigue, de 2012, ou a série The Following, ambas narrativas em que a obra de Poe e uma série de crimes são conectados. Já foi até produzida uma série nacional chamada Contos do Edgar, lançada em 2013, pela Fox Brasil, com direção de Pedro Morelli.
Aliás, a presença de Poe no cenário nacional tem crescido muito nos últimos anos, sendo que diversos autores, como Ademir Pascale e Duda Falcão, entre muitos outros, produziram diversas obras inspiradas diretamente em Poe, como a antologia Poe 200 anos, Nevermore e O Corvo. Poe é uma grande influência na literatura e ultimamente tem marcado uma presença especial no quesito influência no cenário nacional. E é por isso que seu aniversário de 210 é uma data tão importante para aqueles que o admiram e não vai faltar comemoração desta data por aqui. Nesta breve lista, você confere onde serão realizados dois grandes eventos em homenagem ao mestre Poe pelo Brasil.
HorrorCon: Edgar Allan Poe
No dia 19, a partir das 16h, no Mondo Cane Pub, em Porto Alegre, teremos a presença dos professores e pesquisadores da UFRGS, Elaine Indrusiak e Claudio Zanini, além da mestranda Amanda Leonardi, em um bate papo sobre a obra de Poe. O evento é organizado pelos LoreMasters e conta com a participação do público para uma dinâmica bastante interativa.
Confira o evento no Facebook.
Festival Edgar Allan Poe
Também no dia 19, a partir das 13h, no Sebo Clepsidra, em São Paulo, teremos o Festival Edgar Allan Poe, onde haverá palestras, exibição de curtas internacionais baseados na obra de Poe, exposição de arte, além dos lançamentos da HQ Delirium Tremens, pela editora Draco, de vários autores, e da biografia em quadrinhos A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe, com roteiro de R.F. Lucchetti e arte de Eduardo Schloesser.
Confira o evento no Facebook.
Caso você saiba de outros eventos em relação ao aniversário de 210 anos do Poe, comente conosco para ajudarmos na divulgação!