O Ministério da Cultura grego anunciou nesta terça, 10 de julho, que foi encontrada em Olímpia, no Peloponeso, uma placa com 13 versos de uma apsódia da Odisseia gravados, que poderia ser uma das inscrições mais antigas do famoso poema épico de Homero.
Segundo as primeiras estimativas dos arqueólogos, a tábua de argila seria datada do século 3 d.C., na época romana, de acordo com um comunicado do ministério.
Se esta datação for confirmada, a placa poderia ser a inscrição mais antiga da obra de Homero já descoberta na Grécia.
Os versos são parte do canto 14, no qual podemos ler sobre o regresso do herói Ulisses à ilha de Ítaca, e sobre seu reencontro com seu criado Eumeo.
O minstério grego informou que a placa com os versos foi descoberta durante escavações realizadas pelos serviços arqueológicos gregos, em cooperação com o Instituo Alemão de Arqueologia, ao redor dos vestígios do templo de Zeus, onde nasceram os Jogos Olímpicos, no oeste do Peloponeso.
A epopéia atribuída a Homero foi inicialmente contada oralmente, e, antes da era cristã, transcrita em rolos antigos, dos quais restaram somente alguns fragmentos encontrados no Egito.
Fontes: UOL Estadão ZH
1 comentário
[…] Leia também: Encontrada na Grécia placa com trecho mais antigo da Odisseia […]
Comentários estão fechados.