Em 2021, Gustavo Henrique Santana Marques, morador de São Patrício, em Goiás, aluno do ensino fundamental, comemorou em vídeo a leitura de 500 livros de literatura infantil. Em 2023, aos 10 anos de idade, o garoto totalizou a leitura de mais de 1000 livros ao longo dos três anos.
Leia também: Aos 9 anos, menino lê 500 livros da biblioteca municipal de escola em Goiás
A motivação é sua paixão pela leitura e pelas variadas histórias que encontra: “Enquanto você está lendo, é possível se sentir um viajante dentro da história”, disse Gustavo.
Incentivado pelos pais, o menino aprendeu a ler aos 6 anos e, com o tempo, desenvolveu o hábito pela leitura. Só em 2022, ele leu cerca de 600 livros. Conforme a mãe, Taís Batista Santana, essa quantidade é referente a livros que os dois buscavam na biblioteca da escola Dom Pedro I.
Para conciliar com outras atividades, o menino mantém uma rotina lendo em torno de 2 horas ou um pouco mais por dia, sem fixar meta. “Não tenho meta. Vou continuar lendo só por paixão. A leitura é a melhor forma de você atrair conhecimento enquanto você se diverte com a história”, comentou.
Orgulhosa, a mãe contou que o filho é estudioso e dedicado: “Eu como mãe sinto muito orgulho do meu filho. Ler 700 livros não é para qualquer criança. É o resultado de muita dedicação, esforço, determinação e foco.”