Lene Souza, poeta sem-teto do MTST, está arrecadando doações para o lançamento do livro “Pé no Barro”.
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) é um movimento social formado por trabalhadores de periferias urbanas que buscam, através da organização política, reivindicar direitos relacionados aos processos de precarização do trabalho no contexto capitalista.
Conhecida como A Poeta do MTST, Lene Souza é uma trabalhadora e escritora vinculada ao movimento. Ela está lançando seu primeiro livro de poemas, “Pé no Barro”.
O livro reúne poemas escritos em um período de 10 anos e retratam a experiência de pobreza e marginalização dela e de tantas outras pessoas.
Lidos em saraus do MTST, os poemas ganham agora a forma de um livro produzido coletivamente que representa um trabalho de produção de memória coletiva do movimento. Do texto ao projeto gráfico, tudo foi feito a partir de um trabalho coletivo de diferentes pessoas envolvidas no movimento.
A publicação está sendo lançada pela Editora Funilaria, uma editora independente criada em 2019.
É uma obra coletiva de milhares de mulheres sem-teto, que fizeram da luta profissão de fé e anúncio de esperança. Nossa querida Poeta deu voz, em lindos versos, a todas elas.
Guilherme Boulos
Lene Souza basceu na Bahia e foi criada por sua avó em um pequeno vilarejo. Morou em diferentes bairros periféricos da cidade de São Paulo e iniciou duas graduações, em Ciências Sociais e Letras, mas não pôde terminá-las em razão das demandas da maternidade solo. Ela tem três filhos e é sem-teto.
Para que o lançamento do livro possa acontecer, está em curso uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria. Existem várias opções de valores, cada um com diferentes recompensas para os(as) apoiadores(as).
Veja, abaixo, um vídeo que explica a importância da obra e do financiamento coletivo. Para apoiar o financiamento coletivo, clique AQUI: