Após a interpretação de um dono de editora na novela Bom Sucesso, o ator Antônio Fagundes, um ávido leitor, criou o Clube do Livro em parceria com Gshow. Em formato de podcast, de 10 a 15 minutos de duração, o artista comenta aspectos sobre o universo da literatura, apresentando títulos, autores e temáticas relacionadas ao assunto com dicas e recomendações de leituras.
No final de 2020, o autor lançou um livro que apresenta cerca de 150 títulos para sugestões de leitura. Tem um livro aqui que você vai gostar (Editora Sextante) é uma espécie de guia de leitura, que engloba de clássicos a contemporâneos, contemplando diversos gêneros literários. Além disso, no final de cada capítulo há uma breve biografia dos autores, bem como outros livros publicados.
Segundo o ator, o objetivo é despertar o interesse das pessoas pela literatura e incentivar o hábito da leitura. Ideal para quem quer começar a ler e ainda não sabe como escolher um título diante de uma imensa variedade.
Na entrevista à CBN, Fagundes revela a sua experiência como leitor e utiliza uma frase que costuma se referir à prática da leitura: “adoro a minha biblioteca, porque ela me dá a dimensão da minha ignorância.” Quando perguntado sobre a taxação de livros e a isenção de imposto para a compra de armas, o ator responde: “a gente vê aí um viés político bastante claro, eles preferem que a gente se mate do que a gente ter informação. Porque a gente se matando, algumas pessoas que eles não gostam vão desaparecer. Mas a gente se informando, quem desaparece são eles.”
Entre as sugestões estão os livros de autores como Aluísio de Azevedo, Miguel de Cervantes, Gabriel García Marques, Michel Laub, Ana Paula Maia, Martha Batalha, Florbela Espanca, Mário Quintana, João Cabral de Mello Neto, entre outros.



