O Império Serrano vai homenagear Conceição Evaristo, um dos maiores nomes da literatura brasileira na atualidade, em seu desfile no carnaval 2026 e promete uma bela homenagem durante sua apresentação.
O último carro da escola de samba com o título “Casa de preto também é academia” é uma representação de um espaço de saber, memória e ancestralidade, que se transforma em um palácio através do tempo.
A partir do conceito de Tempo Espiralar, de Leda Maria Martins, esta alegoria nos apresentará a força da Escrevivência – conceito apresentado por Conceição Evaristo – em conexões que podem existir entre o livro, a palavra e o samba, como tão bem explica, Ancelmo Gois em seu blog no jornal O Globo.

Quem vem neste carro, na cadeira dos Imortais, representando toda a força ancestral é Ainá Evaristo, filha de Conceição, assumindo o lugar de Ponciá-Evaristo-Flor-do-Mulungu, remetendo às personagens escritas por sua mãe em um misto de força e representatividade desenhados em conjunto com a Império Serrano.
No carro em que estará Ainá Evaristo, também estarão outras personalidades negras como Flávia Oliveira, Sueli Carneiro, Eliana Alves Cruz e Mãe Meninazinha de Oxum, mulheres deste tempo que têm seu lugar nesta “academia de letras” que avançará na Sapucaí.
Conceição Evaristo é autora de diversas obras, entre elas Ponciá Vicêncio (2003), Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011), Olhos D’água (2014) e lançou recentemente com a Pallas Editora sua dissertação de mestrado Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (2026), mostrando que negritude tem tudo a ver com “academias de letras”, provando que se é “coisa de preto”, só pode ser espetacular!

