Os filmes do estúdio Universal Pictures marcaram época e transformaram a forma como identificamos visualmente criaturas icônicas do terror: em 1931, Tod Browning nos trouxe um Drácula que se tornaria referência para incontáveis representações do vampiro até os dias de hoje, com a atuação imortal de Bela Lugosi eternizando a figura do monstro de Bram Stoker como um conde cheio de elegância e mistério.
Ainda no mesmo ano, James Whale levou ao cinema o clássico de Mary Shelley, marcando o nosso imaginário com Boris Karloff representando o monstro de pele esverdeada, com uma cabeça quadrada com parafusos nas laterais. Apesar de diferir bastante do romance que o originou, a figura da criatura de Frankenstein de Karloff se eternizou em nossa cultura e se tornou o que identificamos visualmente como o monstro de Mary Shelley. Duas décadas depois, em 1954, a Universal nos apresentou ainda mais uma criatura inesquecível em O Monstro da Lagoa Negra. Dirigido por Jack Arnold, o longa definiu a forma como as lendas de monstros marinhos e suas relações com humanos seriam vistas, principalmente o imagético do monstro marinho humanóide.
Os três monstros estão reunidos agora na mais nova coleção Monstros da Universal lançada pela Darkside Books, que traz três HQs inéditas com releituras dessas obras.

Em Drácula Vive! adentramos uma narrativa que transmite a atmosfera de um pesadelo gótico, cheio de sangue e sensualidade. Com roteiro de James Tynion IV e arte de Martin Simmonds, a obra nos introduz a uma releitura do clássico de Stoker, com forte influência imagética do filme com Bela Lugosi. Na história, Mina é filha do Dr. Seward, que precisa lidar com um estranho paciente obcecado com ratos e sangue, além de lutar para proteger sua filha de uma criatura das trevas. As interações de Mina com sua amiga Lucy são bem interessantes e divertidas, visto que a narrativa retrata Lucy como uma jovem intrigada e fortemente atraída pela figura de Drácula, que chega a fantasiar com a ideia de ser mordida.

Além da história, cada livro ainda conta com posfácios e uma série de extras incluindo as capas alternativas das HQs que formam cada volume. Em Drácula Vive! temos um posfácio por ninguém menos do que Dacre Stoker, descendente direto de Bram Stoker.
“A Hora do Espanto”: o clássico do cinema de terror que vira livro para quem tem medo de vampiro
Em Frankenstein Vive! temos uma história sensível e emocionante. O roteiro e a arte de Michael Walsh nos conduzem por um universo sombrio e melancólico, em que acompanhamos um menino em luto pelo pai, cujas mãos são utilizadas para compor o corpo da criatura. Além do pai do garoto, Frankenstein vai construindo seu monstro aos poucos, se utilizando de pedaços de outros personagens que vão aparecendo, e ao decorrer da história vemos como o cientista vai perdendo sua humanidade a cada parte que vai acrescentando à criatura. Assim como no livro de Mary Shelley, a criatura é sensível e eloquente, mas não imune a surtos de violência, devido à forma como é tratada, e a sua imagem é ilustrada com base na figura de Karloff no filme de 1931. A galeria de extras, que segue a história, é deslumbrante, com artes simplesmente hipnóticas.

Já O Monstro da Lagoa Negra Vive! é um mergulho no imagético do clássico de 1954, mas com elementos atualizados, como o fato de que o roteiro é situado na Amazônia, e o perigo maior não é o monstro debaixo d’água, e sim o próprio homem. O roteiro de Dan Watters e Ram V e a arte de Matthew Roberts nos conduzem em uma narrativa repleta de suspense, que demonstra a relevância do clássico em uma releitura atual e potente.

Juntas, as três HQs funcionam como uma espécie de portal para o mundo dos monstros clássicos da Universal, trazendo novas perspectivas sobre cada um deles e despertando reflexões sobre o lugar de cada monstro desde o seu surgimento até os dias de hoje: por que seguem atuais e como dialogam conosco? O que nos mostram, afinal, esses monstros? Seriam representações das trevas ocultas em cada um de nós?
Adquira as obras no site da editora e descobra por si mesmo o que espreita por trás das sombras dessas criaturas!

