Descrito como “mistura de pastor-da-anatólia”, Boji, como foi denominado, é um cachorro muito esperto e virou atração entre os moradores de Istambul, na Turquia.
Ainda é de desconhecimento da população como ele aprendeu a utilizar o transporte público, mas sozinho ele sabe se deslocar pela cidade de ônibus, metrô, bondes e balsas. Um dos motoristas de bonde disse que as boas maneiras do cachorro deveriam servir de exemplo para os humanos.
Já um dos funcionários do metrô de Istambul, Aylin Erol, reconheceu o animal após ver as fotos nas redes sociais. Ele e sua equipe resolveram implantar um microchip na orelha para rastrear os movimentos, a localização com precisão e acompanhar a saúde do cão, que já está com as vacinas em dia. Surpresos, descobriram que Boji passa por pelo menos 29 estações de metrô diariamente e pode se deslocar até 30 km por dia.
Boji também viajou de balsa para as Ilhas dos Príncipes no Mar de Mármara, na costa de Istambul. Erol revela: “Ele sabe para onde ir. Ele sabe onde descer”. “É como se ele soubesse para onde está indo.”
Todos ficam admirados pela presença do inusitado passageiro e sua popularidade só tem aumentado. Por onde passa recebe afagos e participa de selfies dos usuários dos transportes nas redes sociais. Inclusive, foram criados dois perfis no Twitter e no Instagram em seu nome e já conquistou até o momento mais de 90 mil seguidores.