O caso aconteceu na mesma cidade onde um professor foi demitido acusado de “viadagem” pelo prefeito por exibir um clip do cantor Criolo
A expectativa era uma “escola sem partido”. A prática é que, cada vez mais, momentos inaceitáveis da história começam a aparecer em nosso país. Dessa vez, pelo menos seis alunos do 9º grau do Colégio da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) foram suspenso das aulas após divulgação de um vídeo em que fazem uma saudação nazista.
A escola onde o caso aconteceu é particular e fica na cidade de Criciúma. O gesto foi dirigido a uma pessoa que entrava na sala. Segundo informações da escola, as imagens foram registradas há três meses, mas só divulgadas em conta sem identificação no Twitter nesta semana.
A diretoria disse não compactuar com a ação dos alunos e que agiu prontamente com a “a suspensão de alunos” e “advertências” e pronta “realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana”.
A cidade reincidente
Como lembra matéria da Revista Fórum, o caso ocorreu na mesma cidade onde um professor de artes do nono ano da Escola Municipal Pascoal Meller, que fica no Bairro Santa Augusta foi demitido após exibir o vídeo da música “Etérea” do cantor Criolo.
Na ocasião, ao anunciar a demissão do professor nas redes sociais, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) disse que a administração não concordava com o conteúdo “erotizado” e a “viadagem na sala de aula”.
Veja íntegra da nota divulgada pelo Satc
“A Direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma do nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista.
Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana.
Finalizamos lembrando que somos uma instituição de ensino que tem como missão, transformar a vida das pessoas por meio da educação e seguiremos firmes neste propósito.
Atenciosamente,
Direção Satc.”
Veja o post original: