Construídos no período neolítico, os túneis intrigam pesquisadores, que buscam descobrir para que os túneis foram construídos.
O continente europeu é cheio de mistérios antiguíssimos que até hoje nos deixam impressionados. É o caso dos túneis subterrâneos que foram descobertos há alguns anos e que, tudo indica, têm mais de 12.000 anos de existência e conectam inúmeros lugares no continente.
Os túneis subterrâneos sempre nos causam curiosidades: por que foram construídos? por quem? quando? Essas perguntas ainda não foram totalmente respondidas quanto a esses túneis, que ligam a Escócia à Turquia, passando pelo Mediterrâneo. Pesquisadores têm tentado descobrir mais informações e conjecturam as razões para sua existência, mas ainda não sabem ao certo dizer qual a função dessas conexões subterrâneas. Mas tudo indica que eles remontam ao período neolítico.
As teorias são muitas: podem ter sido usados como proteção contra o tempo ruim, em guerras ou até mesmo durante a última Era Glacial. Algumas passagens têm apenas 70cm de largura. Algumas entradas começam em cozinhas de casas e vão até igrejas, cemitérios ou florestas.
Se você tivesse que supor, pra que acha que serviam esses túneis? O fato é que, mais de 10 mil anos depois, eles continuam de pé e continuam nos intrigando sobre as razões para existirem.