A ditadura vem aí? Parece que ela está cada vez mais próxima e temos que resistir
Quando dizemos que a arte é, sempre, o último refúgio das liberdades, não estamos exagerando. Não à toa, os governos autoritários tratam de logo coagir, prender e desacreditar os artistas. Hoje, o governo brasileiro deu mais um passo para um golpe autoritário no país: Fabiano Leitão Duarte, conhecido como “tromPetista’ foi preso ao se colocar em frente aos tanques dos militares e tocar o seu trompete diante dos militares como crítica ao desfile promovido pelo governo. A sua prisão se deu ao interromper a passagem do desfile de tanques em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Ele foi detido e levado para delegacia na Asa Norte e liberado em seguida. Músico deve responder por ‘desobediência’. Fabiano foi detido durante a passagem do comboio, na cerimônia de entrega de um convite para que o presidente compareça a um treinamento em Formosa, no entorno de DF.
Segundo matéria do G1, por volta das 10h, a Polícia Militar informou que o músico foi levado à delegacia da Asa Norte. O site não conseguiu localizar a defesa do artista”. Segundo a nota da PM, a prisão se deu por “motivação política”.
Entrou na frente do tanque para impedir o desfile. Foi levado à 5ª DP [Delegacia de Polícia]! Motivo: motivação política”, diz nota da PM.
O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a prisão e disse ainda que o instrumento do músico foi danificado durante a abordagem. Foi feita uma vaquinha para que se comprasse outro instrumento para o músico.
Veja a matéria completa aqui!