Antes de tudo, Mario Sérgio Cortella é um filósofo muito popular que usa a filosofia como forma de transformação da sociedade. Digerindo os conceitos e apresentando-os de forma simples, o escritor, professor e palestrante ajuda a espalhar o pensamento filosófico não apenas como uma forma de pensar o mundo, mas de aplicar esse ensinamentos na vida prática.
O NotaTerapia separou alguns livros que mudaram a vida do filósofo e que todo mundo deveria ler. Assim sendo, confira com a gente qual a lista completa:
Discurso do método, de René Descartes
Trata-se de um manual da razão, um prático “modo de usar”. Mas, moderno, Descartes postulava a ideia de que a razão deveria permear todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional era parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo.
“Ele nos ensina a pensar de maneira metódica e raciocinada. Por isso vale muito”, Mario Sergio Cortella.
Compre aqui!
Veja também: 10 livros que mudaram a vida de Leandro Karnal
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Primeiramente, no livro, descobrimos que Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Assim, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, dessa forma, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.
“Traz algo delicioso sobre o realismo da nova literatura, com um morto contando a história em um livro. E a história dele é genial”, Mario Sergio Cortella.
Compre aqui!
Criação, de Gore Vidal
Antes de tudo, em “Criação”, Gore Vidal reconstrói uma das épocas mais turbulentas e fascinantes da história da humanidade, o século V. a.C. – período em que se conceberam ideias filosóficas, sociais e políticas que mudaram o curso do mundo antigo. Assim, o personagem principal de “Criação”, Ciro, neto do profeta Zoroastro simboliza, em sua peregrinação, em busca do sentido das coisas e da vida, o único esforço que dignifica o homem: a luta pela Justiça e pela Liberdade.
“É um romance histórico sobre um suposto embaixador na corte de Xerxes, na Pérsia, que vive no século quinto A.C e encontra Confúcio. Juntos, circulam pelo mundo”, Mario Sergio Cortella.
Compre aqui!
Veja um vídeo em que o autor indica Criação: