Uma promessa de campanha eleitoral de 2017 começou a ser implementada na França. O presidente Emmanuel Macron apresentou em maio de 2021 um vale cultural no valor de 300 euros (aproximadamente 363 dólares ou 1.850,00 reais) para todos os jovens franceses de 18 anos. Esse público atualmente corresponde a cerca de 800.000 pessoas. No próximo ano, o projeto pretende alcançar o valor de 500 euros, que será distribuído durante cinco anos aos estudantes do ensino médio.
Para o anúncio, o presidente francês publicou um vídeo na rede social TikTok: “Goste do que gostar, seja cinema, museus, novelas, mangás, videogames, teatro, rap, ‘heavy-metal’, nós criamos para vocês o Passe Cultura. São 300 euros para os jovens de 18 anos gastarem em livros, filmes, música (…)”.
Por meio de um aplicativo, o valor é disponibilizado e tem validade de 24 meses. Pode ser usado na aquisição de livros, entrada de cinemas, shows, exposições ou cursos de arte, inclusive, alguns serviços digitais, como jornais e livros eletrônicos. As restrições são para serviços de entrega a domicílio e para as plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Disney.
Além de colaborar na educação e na cultura dos jovens, esse incentivo também ajudará esse setor a se recuperar das restrições impostas pela pandemia, visto que vários países da Europa estão retomando aos poucos as atividades culturais.