Sem utilizar as convencionais tintas e pincéis, Eduardo Srur reproduz obras famosas utilizando plásticos abandonados nos rios e nas ruas das cidades brasileiras.
Entre eles, estão as obras famosas de Picasso, Van Gogh, Monet e Warhol. O objetivo é chamar a atenção para o descarte incorreto e para a poluição ocasionada pela quantidade de resíduos plásticos, destacando o quanto o material agride a natureza e demora para se decompor.
“Essas obras provavelmente vão perdurar muito tempo na história da humanidade, assim como o plástico que a gente joga de forma inadequada na natureza”, relatou o artista ao site.
No segundo semestre de 2021, a exposição “Natureza Plástica” está prevista para acontecer em São Paulo. Os trabalhos consistem em grandes instalações em espaços públicos, às vezes, próximos aos rios poluídos da cidade, e salientam a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente.
“Uma produção que você não tem tinta, a não ser a que já foi processada no plástico pela indústria. Você não tem cola, é uma caixa que foi construída e lá dentro eu prenso e condenso, faço um acumulado de sacolas plásticas que acabam criando essa imagem que você vê”, revela Srur.
Confira alguns trabalhos:
1.O Abaporu, de Tarsila do Amaral
2. Pablo Picasso
3. “O Grito”, de Edvard Munch
4. Monet
5. “Marilyn Monroe”, de Andy Warhol
Fonte:
G1