O artista visual tcheco Patrik Proško vem se destacando ao criar retratos anamórficos em grandes proporções. Eles se apresentam como esculturas e podem ser observados a partir de um ponto específico para que a imagem seja formada. Diversos tipos de objetos são utilizados para a composição das peças.
“É uma das técnicas de escultura mais desafiadoras que eu conheço. Não bastam os objetos estarem relacionados à pessoa retratada, eles têm que ter um tamanho adequado para se encaixarem na obra de arte. E precisam ter a cor certa também, porque é a cor dos objetos que determina o jogo de luz e sombra”, ressaltou Patrik ao site DW.
O artista expõe suas obras no Museu da Arte da Ilusão, localizado no centro histórico de Praga, capital da República Tcheca, e também já participou de outras exposições.
Conheça alguns trabalhos:
Tomáš Baťa – empresário tcheco e fundador da empresa Bata Shoes. Foi um dos maiores varejistas, fabricantes e distribuidores multinacionais de calçados e acessórios do mundo. A escultura foi feita na grande maioria com sapatos e palmilhas.
Nikola Tesla – foi um inventor e engenheiro e ficou conhecido por suas contribuições ao estudo do moderno sistema de fornecimento de eletricidade e de tecnologia. A escultura foi montada com peças de computador, lâmpadas e dispositivos eletrônicos.
Tomáš Krýza – artista tcheco criador do maior presépio mecânico do mundo, construído no final do século XIX.
Franz Kafka – escritor, nascido na cidade de Praga, atual República Tcheca.
The Baby – Escultura feita com diversos brinquedos
Fonte:
DW