Viralizou na internet uma entrevista que o escritor Marcos Bulhões deu para a Splash do Uol em que diz que é o segundo melhor escritor do Brasil, só atrás de Machado de Assis. Marcos que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, disse que adora o que escreve e passou grande parte do tempo tecendo elogios e falando sobre si mesmo.
Obviamente é uma tática clássica de marketing pessoal. No entanto, como marketing é uma armadilha para todos nós: de um lado, não é possível ignorar alguém que tem tanta força nas redes e que consegue viralizar mesmo que diga um absurdo. De outro, mesmo que a gente ignore não faz diferença alguma, afinal, quem somos nós para conseguir um movimento de impedir que esse marketing seja bem sucedido…mesmo que seja um marketing de todo mundo falando mal.
Mas como escapar dessa armadilha de marketing?
1- Primeiro de tudo, não siga ele nas redes sociais. A gente sente vontade de olhar, de acompanhar, de ver com nossos próprios olhos. Porém, isso passa como brisa no verão. Só deixar alguns dias que a gente vai voltar a não saber quem é o sujeito. Se você segue pra ver, o que acontece é que quando tudo passar, ele terá um seguidor a mais.
2- Evite fazer críticas que leve ao debate. Esse não é um assunto verdadeiro e não merece um debate sério. Se for comentar, deboche, ironize, ria.
3- Não caia na tentação de ler o que ele escreve. Se você sabe que a frase é absurda por que ler?
4- Aproveite para divulgar algum autor ou autora que acha que merecia o espaço que ele está tendo. Isso faz toda a diferença.
5- Por fim, descanse o seu lado militante. Grande parte do capitalismo vem se alimentando dele o tempo inteiro e quer causar justamente esse tipo de reação em você. Saiba medir sua militância com o combate justamente ao que ela critica.