Reconstruir o passado é uma das múltiplas formas que pode nos fazer conhecer a nossa histórias. Muitas vezes, entender o que se passou em um período e um tempo é também um exercício de entender como funcionava a vida em seus pormenores, ou seja, como se ia a escola, a igreja, como se comprava pão, como se visitavam os amigos, entre outras atividades.
A vida no estado de Minas Gerais, por exemplo, foi profundamente afetada pelo ciclo do ouro, principalmente em cidades como Diamantina e Ouro Preto. Porém, como seria atravessar as ruas de Ouro Preto, por exemplo no século XVIII? As pessoas que já estiveram nesta cidade histórica de mineração com certeza já pensaram isso enquanto atravessam as suas ruas antigas, vislumbrando as sacadas das casas de outros séculos.
Pensando nisso, pesquisadores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) participaram do projeto “Paisagem Pitoresca”, que reconstruiu a cidade de Ouro Preto a partir de 1760. Segundo matéria do Click Museu, os pontos turísticos icônicos da cidade, como a Plaza Tiradentes, a Casa de Mara e a capela, foram reconstruídos com vídeo 3D.
Para comemorar os 300 anos de história mineira, o projeto realizou diversas pesquisas técnicas, incluindo diversos registros históricos e gravuras de pinturas de viajantes que por ali passaram na época.
Veja aqui a incrível reconstrução em 3D: