Durante o trabalho de restauração de uma das pinturas abstratas de Pablo Picasso, curadores do Art Institute of Chicago descobriram um desenho oculto do artista espanhol. A natureza-morta, de 4 de fevereiro de 1922, tinha várias partes enrugadas por conta da secagem das várias camadas de tinta usadas por Picasso. Para ajudar na conservação, os curadores usaram raios infravermelhos e raios-X na obra de arte; o que fez com que eles achassem uma outra imagem por baixo dos traços cubistas mais caros ao artista espanhol.
“As imagens de raios-X e infravermelho, bem como a análise transversal da pintura, revelaram detalhes sobre o design e o nível de conclusão da primeira natureza morta e esclareceram que ela foi realmente pintada na frente da tela e então coberta com uma camada de tinta branca antes de Picasso pintar a natureza-morta cubista linear “, disse Allison Langley, chefe da Conservação de Pinturas, à IFLScience.
O desenho oculto era natureza-morta neoclássica que revelava um jarro, uma caneca, um objeto retangular (possivelmente um jornal) e outra forma circular obscurecida pela barra vertical na parte de trás da tela, de acordo com a Langley e seus co-autores em seu estudo publicado na SN Applied Sciences.

À medida que a cena desenhada com tinta havia encharcado a tela, os raios transmitidos podiam se espalhar na imagem oculta, apesar dos esforços de Picasso para cobrir completamente este trabalho com uma camada espessa e branca aplicada com pinceladas largas e soltas. Como observa Langley, esse foi uma decisão incomum para Picasso.

“Picasso frequentemente reutilizou telas e isso foi documentado em trabalhos no Art Institute e em outros lugares”, disse Langley. “O que é surpreendente é que ele bloqueou a primeira composição com uma camada de tinta branca. Isso é incomum em sua prática, já que ele normalmente pintava diretamente sobre as camadas de tinta anteriores, muitas vezes mantendo vestígios das formas ou cores originais no pintura final.” No caso da natureza-morta de 1922, nenhuma evidência do desenho anterior podia ser vista na superfície, só o infravermelho e o raio-x revelariam isso. No entanto, os curadores ainda não sabem por que Picasso tomou essa decisão radical.
Fonte: https://www.iflscience.com/editors-blog/xray-and-infrared-imaging-reveals-hidden-picasso-painting/