Dona Maria, hoje com 73 anos, quer registrar as reflexões sobre o seu caminho até a aprovação em uma universidade pública.
Era 2017 quando a faxineira Dona Maria recebeu a notícia de que havia sido aprovada para o curso de Arquivologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Ela, que já tentava desde 2015 entrar em uma Universidade pública, fez um cursinho gratuito ministrado na própria Universidade.
A história de vida de Dona Maria Guilhermina de Oliveira se parece de muitas formas com as histórias de muitas outras brasileiras. Nascida em Montes Claros, Minas Gerais, ela morava em uma área rural e teve que abandonar os estudos para se tornar faxineira após finalizar o 4º ano.
Somente aos 50 anos ela finalizou a escola, fazendo aulas noturnas.
Veja AQUI a história da cobradora de ônibus que publicou um livro de poesia!
Agora, septuagenária, ela aproveita as aulas na faculdade:
“Às vezes olham para uma pessoa da minha idade na faculdade e se perguntam ‘nossa, mas pra quê? Já trabalhou, já viveu, já fez isso e aquilo, já até se aposentou. Vai descansar!’ Mas não é questão disso. (…) Quando você começa a ter conhecimento, as coisas vão melhorando. Até pegar no ritmo não é fácil, mas tem que ter garra e muita persistência.”
Dona Maria em entrevista ao Vi O Mundo.
Com essa história impressionante, Dona Maria tem o desejo de escrever um livro sobre sua vida – ela pretende começar a escrevê-lo ainda esse ano.
Veja AQUI a matéria e entrevista completas no site Vi O Mundo.