Após 12 anos, a coleção Vaga-lume, que encantou gerações e marcou a formação de jovens leitores brasileiros, volta a publicar livros inéditos.
Um dos novos títulos é Ponha-se no seu lugar!, da escritora Ana Pacheco. O livro é uma releitura atual do O Nariz, de Nikolai Gógol, escrito em 1836. Na recente live da editora, a autora salientou que a história pretende refletir sobre o incômodo dos jovens quanto à própria aparência.

A editora Ática, que atualmente faz parte do grupo Somos Educação, é a responsável pelas publicações. Ela tem a intenção de lançar ainda nos próximos meses o livro de ficção científica Os Marcianos, de Luiz Antonio Aguiar e pretende estudar a ampliação com outros lançamentos.
Entre as décadas de 70 e 80, a série Vaga-Lume foi um sucesso de vendas, chegando a ter aproximadamente 100 títulos de literatura infantojuvenil como, por exemplo, A ilha perdida, de Maria José Dupré, O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida, adaptado ao cinema, e A turma da Rua Quinze, de Marçal Aquino, entre outros.

A coleção foi um importante material de apoio aos estudos e estímulo à leitura nas escolas. Além disso, o diálogo entre a editora e os professores favorecia na escolha de títulos que agradassem ao público leitor. Quando a marca alcançou estabilidade, pode investir em novos autores e, muitos deles, destacaram-se a partir das publicações da Vaga-lume.

