Um caso inusitado aconteceu esse fim de semana: um casal bolsonarista reclamou de manifestações políticas no show do MPB4 e deixou plateia sob vaias. Durante show no Sesc Pinheiros esse fim de semana, o grupo tocou Cálice” e “Apesar de você”, composições de Chico Buarque e Gilberto Gil.
Leia também: “Chico Buarque em 80 canções”: 80 (e muitas mais) faces dos 80 anos de Chico Buarque
Na hora, a plateia gritou “Viva a democracia!” e “Sem anistia, sem anistia!”.Uma mulher na plateia, então, começou a gritar “Lula ladrão” sem parar e foi vaiada, até que ela e o marido foram embora antes do show acabar. Um detalhe: o show era uma celebração em homenagem aos 90 anos da grande Luiza Erundina.
Marcelo Cabanas, produtor do grupo, falou: “O MPB4 nasceu no Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, em 1964. Era o braço musical do CPC. Quem vai para o show do MPB4 achando que será um espetáculo apolítico está indo bem desavisado.”
Quem é o MPB4?
MPB-4 é um conjunto vocal que foi iniciado como trio em Niterói – RJ, no ano de 1962, composto por Ruy Alexandre Faria, Aquiles Rique Reis e Milton Lima dos Santos (Miltinho), tendo como estreia a apresentação no Centro Popular de Cultura – CPC, da União Nacional dos Estudantes – UNE.
Já em 1967, no III Festival de Música Popular Brasileira, alcançaram o sucesso definitivo, defendendo duas músicas: Gabriela (Maranhão) e Roda Viva (Chico Buarque), onde obtiveram sexto e terceiro lugares, respectivamente. Neste mesmo ano, participaram ainda do II Festival Internacional da Canção, da Rede Globo de Televisão – RJ, em 1967, alcançando sexto e nono lugares. Veja:
O que acha?