Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Este parece ser a base da história do novo livro de Itamar Vieira Junior, Salvar o Fogo. No entanto, a história vai se desdobrando ainda mais. O autor que é o último grande best seller de uma literatura de mais qualidade no Brasil e que vendeu 430 mil copias com Torto Arado, chega agora com seu novo romance.
Compre o livro aqui!
O NotaTerapia separou 5 motivos para você ler Salvar o Fogo. Confira:
1- Um romance épico e lírico…como Torto Arado
Assim como a trama de Torto Arado, este novo romance também traz uma história emocionante, lírica, mas sem perder o tom narrativo. No livro, podemos conhecer “Tapera”, uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII).
2- Um livro sobre de desigualdades…e poderes sobrenaturais
Diante deste mundo em que todos os abandonaram, menos o pai, e órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.
Leia também: 5 fatos sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
3- Retrata um Brasil “profundo” cheio de tensões
O romance acompanha moradores de uma comunidade de pescadores e agricultores dominados por membros da Igreja Católica. Por conta disso, a gente consegue ver a dinâmica dos interiores do país: de um lado, a proprietária de um mosteiro que há muitos séculos domina a região, a igreja que detém a posse da terra e, do outro, pessoas que sofrem com este poder, delegadas à margem do país.
4- Um livro sobre memória e dores do passado
Segundo a própria editora de Itamar, a Todavia o livro é também para indignar o leitor com as injustiças que passa Moisés, Mundinho, Luzia e toda a comunidade de Tapera. Porém, Salvar o Fogo promete também encantar a cada página e nos mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país.
Leia também: “Torto Arado”, de Itamar Vieira Jr., vai virar série na HBO Max
5- Do autor mais premiado do Brasil nos últimos anos e traduzido em 20 países
Como não mergulhar no novo livro de Itamar Vieira Junior? Ele foi apenas o vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. O autor é nascido Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance TORTO ARADO é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países.
Compre o livro aqui!