A ideia do aposentado José Carlos Barbosa, de 71 anos, foi aprovada pela comunidade e a notícia está repercutindo na região. Com o objetivo de incentivar a leitura, o projeto Livro na Praça, que fica numa praça da Avenida Aldo Botelho, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, funciona com o compartilhamento de livros gratuitamente.
Leia também: Instituição Passos da Criança criada por ex-morador de rua inaugura biblioteca itinerante em Curitiba
José Carlos começou fazendo uma limpeza no local e montou uma pequena biblioteca improvisada. “Aqui só havia lixo e eu já tinha essa vontade de fazer esse projeto. Comecei a tirar o lixo daqui e a Comlurb foi levando lixo até limpar o lugar”, contou o aposentado, que tinha poucos livros, mas muita vontade de compartilhar conhecimentos.
Com a ajuda dos vizinhos construiu uma tenda e passou a receber todos os dias doações de livros. O lugar se tornou ponto de leitura dos moradores. “Tinha um livro de advocacia aqui, que uma moradora disse que custava quase R$ 1 mil. E aí perguntou por quanto eu venderia o livro. Eu disse: eu recebi de graça e dou de graça para a senhora também. Aí, ela falou, mas isso é o seu trabalho. E eu disse: meu trabalho eu já tenho, sou aposentado. Fico feliz porque estou ajudando alguém na educação, na cultura. Sinto só orgulho do projeto”, comentou.
Todos da família de José Carlos gostam de ler e incentivam o projeto. Agora, ele quer ampliar o espaço e ocupar um quiosque que está fechado na região. “Meu sonho era fazer um negócio melhor, com mais espaço, com um confortozinho qualquer. Tem esse barracão da prefeitura, que está fechado, na praça. Se pudessem arrumar ali, ia ser bom”.
De acordo com a reportagem, a Subprefeitura e a Secretaria de Cultura já foram mobilizadas e pretendem ajudar na instalação de um novo espaço para a biblioteca na praça, além de apoio metodológico, mais livros, formação e programações artísticas.