Dois dias depois da estreia, “Marighella” já é o filme brasileiro mais assistido nos cinemas em 2021. A marca de espectadores chegou ao número de 36,7 mil ingressos vendidos. Segundo matéria do Terra, ele foi visto por mais gente que a comédia “Depois a Louca Sou Eu”, que teve 29 mil espectadores em todo seu tempo de exibição. Os dados são do Filme B.
O que chamou a atenção do público foi a intensa polarização causada por uma perseguição do governo contra o filme de Wagner Moura protagonizado por Seu Jorge. O interesse foi alimentado pela irritação de integrantes do governo pelo tema da produção. Ao mobilizarem disputas de narrativas nas redes sociais, eles acabaram fazendo propaganda da produção.
Sobre o filme
O filme recupera a história de Carlos Marighella, guerrilheiro comunista que pegou em armas contra a ditadura militar. Retratado como um herói no longa, em interpretação magistral de Seu Jorge, Marighella é considerado um simples bandido pelos negacionistas da ditadura, que atualmente ocupam cargos públicos e, de acordo com Wagner Moura, chegaram a tentar censurar a produção, dificultando seu lançamento o máximo que puderam, conta o Terra
Filmado em 2017, o longa teve pré-estreia mundial no Festival de Berlim de 2019 e já foi exibido nos EUA, onde atingiu 88% de aprovação da crítica, na média apurada pelo site Rotten Tomatoes. No Brasil, no entanto, enfrentou entraves burocráticos da Ancine, que represaram a liberação de sua verba e impediram o lançamento originalmente planejado há dois anos, atrasando a estreia para 2021.
Comentários estão fechados.