Uma livraria fecha no Brasil a cada três dias: país tem uma loja de livros a cada 96 mil habitantes
Uma reportagem da DW revelou um dado alarmante: o Brasil perde uma livraria a cada 3 dias no Brasil. Segundo estudos, o país tem uma loja de livros a cada 96 mil habitantes. Este dado considerado muito abaixo daquele que a Unesco considera ideal, uma a cada 10 mil. Aqueles que resistem, na verdade são os pequenos livreiros que apostam em nichos para sobreviver nesse mercado. Isso mês: a cada 3 dias uma livraria fecha no país.
A Associação Nacional de Livrarias (ANL) faz um levantamento de quantas lojas de livro existem no país. Em 2014 eram 3.095, hoje são 2.200. Significa que, no Brasil, uma livraria encerra suas atividades a cada três dias, em média. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o ideal seria que houvesse uma livraria para cada 10 mil habitantes. No Brasil, há uma a cada 96 mil.
Veja também: Vaquinha tenta salvar última livraria de Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade
“Temos um déficit gigantesco com relação ao número ideal que seria algo em torno de 20 mil livrarias”, admite Bernardo Gurbanov, presidente da ANL para a reportagem
Além da competição com a gigante Amazon, as livrarias enfrentam uma competição com as novas tecnologias. Os ebooks, no entanto, não parecem causa da diminuição do número de livros vendidos, pelo contrário, ao que tudo indica, eles movimentam o mercado, aumentam o número de leitores. Isso, consequentemente, pode aumentar o número de livros vendidos.
Veja a matéria completa e o resto da análise aqui!