O caso foi relatado por uma amiga do dono da livraria, que se emocionou com a história e resolveu compartilhá-la no Twitter.
A internet é um poço de más notícias e comentários raivosos, mas às vezes ela nos surpreende com histórias bonitas de acolhimento e respeito ao próximo. É o caso da história contada por uma internauta no Twitter. Leonor Macedo (@subversiva) contou que seu amigo Alfredo, dono de uma livraria infantil na cidade de São Paulo, recebeu uma carta inusitada.
A carta foi escrita por um preso da Penitenciária de Tremembé. Nela, ele relata ter tido conhecimento da inauguração da livraria através de uma matéria de jornal e diz que gostaria de presentear o filho com um exemplar do livro que marcou sua própria trajetória como leitor, o clássico infanto-juvenil O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon, que aborda muitas e importantes reflexões a respeito de cidadania, convivência e ecologia.
Ver essa foto no Instagram
A livraria não tinha um exemplar do livro, atualmente fora de catálogo, portanto o dono do estabelecimento foi até um sebo comprar um exemplar do livro para enviar ao remetente da carta.
Na carta, o homem também compartilhou um poema que escreveu para o filho:
“Se eu pudesse…
Se eu pudesse, te daria todos os livros que eu gostaria de ter.
Se eu pudesse, leria contigo todos os livros que você desejasse ter.
Se você desejasse ler todos os livros que eu gostaria de ter contigo, então tudo se completaria e, juntos, atingiríamos o amor”.
A sensibilidade do dono da livraria em atender ao pedido do homem, assim como a repercussão do caso através dos tweets de sua amiga, mostram a força da literatura e sua capacidade de transformar histórias e nos abrir para uma ética de vida de reconhecimento, gentileza e escuta da diferença. Viva a literatura!
A livraria, chamada Pé de Livro, fica na Rua Tucuna, 298, na cidade de São Paulo. Para conhecer, é possível acompanhá-los pelo Instagram.
Foto da livraria: Mathilde Missioneiro, no instagram da Livraria.