E se os clássicos da história da arte fossem filmes pornôs? Foi o que imaginou o site Pornhub, uma espécie de YouTube de conteúdo pornográfico. Ele resolveu aliar o seu conteúdo sexual com grandes obras de arte europeias em um site bastante interativo chamado “Classic Nudes”. O problema é que…isso parece ter irritado alguns museus como Louvre, na França, e Galeria Uffizi, na Itália.
Segundo matéria do site do Globo, o projeto que se baseia na recriação de dar vida a grandes clássicos da arte por estrelas pornôs. Por exemplo, a Vênus de Urbino, de Ticiano, exposta na Uffizi, de repente começa a se masturbar ou o quadro “Homem nu”, de Degas, exposto no Met, em Nova York, começa a receber oral, de repente. Esse tipo de uso de imagem revoltou representantes de instituições na Europa.
“Ninguém concedeu autorização para o uso da arte. Na Itália, o código do patrimônio cultural prevê que, para usar imagens de um museu, obras compactadas para fins comerciais, é necessário ter a permissão, que regulamenta os métodos e fixa a taxa relativa a ser paga. Tudo isso obviamente se o museu conceder a autorização que, por exemplo, dificilmente teria sido emitida neste caso”, disse um porta-voz da Uffizi ao The Daily Beast.
Quer saber mais? Leia a matéria completa aqui!