18 frases de Noam Chomsky para você refletir sobre o mundo contemporâneo

Pensar o mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil. Tudo é acelerado, as relações são fluídas, a política se oculta em estratégias tecnológicas e a educação parece se perder num universo de informações. Para ajudar a gente a entender um pouco o mundo em que vivemos, o filósofo Noam Chomsky tem se dedicado a ajudar a nos fazer ver algumas contradições da nossa época. Avram Noam Chomsky é considerado o “pai da linguística moderna”. Filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, ele é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. 

O NotaTerapia separou as melhores frases do autor. Confira:

“Se você assume que não existe esperança, então você garante que não haverá esperança. Se você assume que existe um instinto em direção à liberdade, então existem oportunidades de mudar as coisas”

“A ideia básica que atravessa a história moderna e o liberalismo moderno é a de que o público dever marginalizado. O público, em geral, é visto como nada além de excluídos ignorantes que interferem como o gado desorientado.”

“Caso após caso, vemos que o conformismo é o caminho fácil, e a via rumo ao privilégio e ao prestigio; a dissidência traz custos pessoais.”

“A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro.”

“Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distrai-lo com consumismo.”

“O que eu sempre compreendi como essência do anarquismo é a convicção de que se deve apresentar à autoridade uma prova de assunção de responsabilidade, e que esta (a autoridade) deve ser desmantelada se não conseguir alcançar esta assunção de responsabilidade”

“Parte do motivo pelo qual o capitalismo parece ter sucesso é que sempre contou com muita mão de obra escrava, a metade da população. O que as mulheres fazem – fora do mundo profissional – não conta para nada.”

“Mantenha boas relações com os oficiais certos e eles derrubarão o governo para você.”

“Não deveríamos estar buscando heróis, deveríamos estar buscando boas ideias.”

“Dentro de todos e de cada um, está um tesouro, que é preciso estudar.”

“Se você não desenvolver uma cultura democrática constante e viva, capaz de cobrar os candidatos, eles não farão as coisas pelas quais você votou. Apertar um botão e logo ir embora para sua casa não vai mudar as coisas.”

“O propósito da educação é mostrar às pessoas como aprender por si mesmos. O outro conceito de educação é doutrinação.”

“Se você acredita na liberdade de expressão, você acredita na liberdade para exprimir opiniões de que você não gosta. Quer dizer, Goebbels era a favor da liberdade de expressão para opiniões que ele gostava. Tal como Stalin. Se você é a favor da liberdade de expressão, isso significa que você é a favor da liberdade de exprimir precisamente as opiniões que você despreza. Caso contrário, você não é a favor da liberdade de expressão.”

“A internet entrega acesso instantâneo a todo tipo de ideias, opiniões, perspectivas, informação. Isto de fato ampliou as nossas perspectivas ou as fez mais estreitas? Eu acho que ambos. Para alguns, as perspectivas foram ampliadas. Se você sabe o que está procurando e tem um senso razoável de como proceder, a internet pode ampliar as suas perspectivas. Mas se você se aproxima da internet de forma desinformada, o efeito pode ser o oposto.”

 “A liberdade sem oportunidades é um presente diabólico, negar-se a dar essas oportunidades é um crime.”

“O quadro do mundo que é apresentado às pessoas não tem a mínima relação com a realidade, já que a verdade sobre cada assunto fica enterrada sob montanhas de mentiras”.

“Se não acreditarmos na liberdade de expressão para as pessoas que desprezamos, não acreditamos nela para nada.”

O ensino deve inspirar os estudantes a descobrir por si mesmos, a questionar quando não concordarem, a procurar alternativas se acham que existem outras melhores, a revisar as grandes conquistas do passado e aprender porque algo lhes interessa”

Fonte: A mente é maravilhosa

Blog Estante Virtual

Related posts

O caso Andy Murray: o que a arte pode aprender com o esporte?

O absurdo caso de racismo sofrido por Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre

O que é uma “escrita assêmica”? Algumas reflexões sobre o método