Nos anos 90, o fotógrafo Sebastião Salgado recebeu como herança uma fazenda dos pais. Como anteriormente a fazenda possuía criação de gado, a terra estava degradada. Com a ajuda de sua companheira Lélia Wanick, ele iniciou um projeto de megareflorestamento do local, modificando significativamente a região de Aimorés, em Minas Gerais, no Vale do Rio Doce.
Em 1998, resolveram construir o Instituto Terra, na Reserva Particular do Patrimônio Natural -RPPN Fazenda Bulcão, e conseguiram plantar aproximadamente 3 milhões de árvores. Com o tempo, a natureza foi sendo recuperada. Atualmente, há 170 espécies de aves e onças, além de outros animais nativos.
Agora com um projeto mais ousado, pretende ampliar o reflorestamento e produzir, por ano, um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, através de doações pelo site do Instituto Terra. Para isso, convidou o músico Gilberto Gil para ajudar na divulgação da campanha com uma canção sobre o tema restauração florestal. Uma iniciativa para promover a consciência ambiental e a preservação da mata atlântica.
A canção Reflorestar foi composta com a ajuda do filho, José, e de Francisco e João, netos de Gil. O clipe teve a direção de Ivi Roberg e a produção de Juliano, filho de Salgado e Lélia.
A apresentação conta com imagens coloridas e vários animais, enquanto uma floresta cresce na cabeça de Gilberto Gil e também dos integrantes do grupo que o acompanha. Além disso, foi lançado um desafio interativo: o #ReflorestaComGil. Para cada vídeo criado e publicado no Instagram com a nova música, o instituto Terra e o TikTok plantarão uma árvore.
Assista ao clipe:
Fontes:
Conexão Planeta
Instituto Terra
Revista Galileu