Criada em 1956 pelo filantropo armênio e admirador da criação artística Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação Calouste Gulbenkian, localizada em Lisboa, conta com um museu, que reúne a coleção particular do fundador e uma coleção de arte moderna e contemporânea, uma biblioteca de arte, um instituto de investigação científica e um opulento e encantador jardim, com diversidade de fauna e flora da capital portuguesa. Além de ser um espaço de pesquisa e lazer, também desenvolve programas inovadores e oferece atividades educativas e culturais. Tem como proposta incentivar a aproximação com a arte, a música, a ciência e a educação.
Com o objetivo de tornar os clássicos da cultura mundial e obras significativas da cultura portuguesa acessíveis a todo o público interessado, a Fundação passou a editar e reeditar as obras para o formato digital. Todas são gratuitas e universais, resguardando os direitos do autor.
Neste primeiro momento, 52 títulos do acervo estão disponíveis para download. Mais adiante, a instituição privilegiará também de forma online outros materiais produzidos como ensaios, atas de colóquios, relatórios e textos relacionados aos seus programas e projetos.
Entre os livros da Coleção de Clássicos estão como, por exemplo, República e O Sofista de Platão, Crítica da Razão Pura e Metafísica dos costumes de Immanuel Kant, Acerca do infinito, do universo e dos mundos de Giordano Bruno, A Cidade Virtuosa de Alfarabi, Utopia de Thomas More, A Cidade de Deus de Santo Agostinho, Poética: textos teóricos de Edgar Allan Poe, Introdução à filosofia matemática de Bertrand Russell, entre outros.
Tal ação além de ser um estímulo à leitura e ao entretenimento, também contribui para o ensino universitário e a ampliação do conhecimento. Aproveite a oportunidade para ler ou reler os clássicos.
Para acessar CLIQUE AQUI
Fonte:
Fundação Calouste Gulbenkian